Programa Água Doce conclui 100 testes de vazão em Minas

  • ícone de compartilhamento

O Programa Água Doce (PAD MG)  atingiu a marca de 100 testes de bombeamento em comunidades do semiárido mineiro. Os testes investigam a caracterização das atuais condições de potabilidade e consumo, por meio de estudo detalhado da qualidade da água em poços tubulares profundos. O objetivo é implantar a tecnologia de osmose reversa, uma das mais atuais, para levar água de qualidade às comunidades mineiras do Norte de Minas, Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha.

Estão entre as ações do programa, por exemplo, limpeza, recuperação, coleta de água e análise físico-química de mais de 23 substâncias, além da coleta de amostras de água de 20% das residências. Todas elas viabilizam o dimensionamento adequado dos 69 sistemas de dessalinização previstos para a primeira fase. Outros 69 sistemas estão previstos para a segunda etapa, totalizando 138.  

Cada uma das fases é composta por cinco etapas: diagnósticos socioambientais em 279 comunidades; escolha de 138 comunidades; testes de vazão em 138 comunidades; escolha de 69 comunidades e confecção de 69 projetos executivos. Atualmente, os trabalhos estão na etapa de testes de vazão.

A tecnologia de osmose reversa, utilizada no sistema, faz com que a água bruta passe por membranas e, por meio da alta pressão, os sais são separados, resultando na água potável. 

Saiba mais sobre o Programa Água Doce em Minas Gerais neste link.