Prevenção de acidentes ambientais é tema de seminário em Uberaba

  • ícone de compartilhamento

A cidade de Uberaba sediará, na próxima quinta-feira (17/10), seminário para discutir ações de prevenção e resposta aos acidentes que envolvem produtos perigosos. O evento no Triângulo Mineiro é uma prévia do Seminário de Emergências Ambientais que será realizado em Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de novembro.

Ambos são uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2 Minas) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

É a primeira vez que um município do interior de Minas sedia uma edição do Seminário de Emergências Ambientais - Preparação e Resposta às Emergências Ambientais. A região do Triângulo foi escolhida pela grande ocorrência de episódios envolvendo acidentes com cargas perigosas.

Com a disponibilização de 80 vagas, e inscrições gratuitas, o seminário contará com três painéis. A abertura será feita pelo comandante do 8º batalhão de Bombeiros Militares de Uberaba, tenente-coronel Anderson Passos de Souza, que vai abordar a atuação da corporação em acidentes ambientais. Ele atuou no comando das operações de busca e resgate em Brumadinho após o rompimento da barragem de rejeitos de mineração, em janeiro deste ano.

Outro painel ficará a cargo de Edson Silva Cunha, profissional com mais de 30 anos de experiência na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.  Atualmente, ele atua como consultor e instrutor na área de prevenção e resposta a emergências no Polo Industrial de Camaçari, que será o tema da apresentação. Ele também é professor da Universidade Federal da Bahia, no curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

A diretora de Prevenção e Emergência Ambiental da Semad, Wanderlene Ferreira Nacif, encerrará as apresentações detalhando o trabalho feito no estado na prevenção e resposta aos acidentes ambientais. As ações envolvem transportadores e distribuidores de produtos perigosos, indústrias, mineradoras, associações e federações ligadas ao tema.