Polícia Civil alerta para páginas falsas do Detran na internet

  • ícone de compartilhamento

Páginas eletrônicas falsas em nome do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) podem capturar dados dos usuários e gerar prejuízos financeiros.  Quem faz o alerta é a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Nesta terça-feira (12/3), foi descoberto o golpe em um site que solicita dados pessoais e informações do cartão de crédito para serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em alguns casos, é gerado um boleto com os dados do condutor para pagamento nas redes bancárias. Os pagamentos, por meio de cartão de crédito em sites falsos ou boletos gerados nesses links mal-intencionados, são destinados diretamente para as contas dos golpistas, não sendo reconhecidos pelo sistema do Detran.

A PCMG recomenda cautela ao realizar buscas por informações sobre os serviços do Detran fora da página oficial. Páginas fraudulentas costumam usar endereços muito semelhantes ao oficial, com o objetivo de induzir o usuário ao erro.  Por isso, o mais seguro é digitar diretamente o endereço detran.mg.gov.br na barra do navegador, ao invés de fazer a pesquisa no buscador ou clicar em links enviados por e-mail ou aplicativos de mensagens.

A PCMG já investiga o caso com o objetivo de apontar os responsáveis pelo golpe. Qualquer cidadão pode denunciar, de forma sigilosa, ocorrências desse tipo ao Disque Denúncia, pelo número 181.

O site do Detran também pode ser acessado por meio das páginas oficiais do órgão nas redes sociais: facebook.com/DETRANMGtwitter.com/Detran_MGinstagram.com/detranmg; e youtube.com/DETRANMG_PCMG.