Pesquisadores do REDS visitam a Hemominas

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Hemominas recebeu, na manhã desta quinta-feira (13/7), a visita técnica de pesquisadores do REDS (Retrovirus Epidemiology Donor Study). Todo ano, a equipe se reúne para apresentar e discutir os resultados dos trabalhos realizados no ano anterior e planejar as ações que serão apresentadas no próximo encontro.

Na ocasião, são escolhidos dois hemocentros para receber a visita técnica do grupo americano, sendo que neste ano a reunião aconteceu em Manaus e as visitas técnicas acontecem em Minas Gerais (Hemocentro de Belo Horizonte) e São Paulo (Fundação Pró-Sangue), tendo como objetivo apresentar ao grupo as instalações dos hemocentros onde ocorrem os protocolos de pesquisa.

O REDS  é o principal estudo referente ao processo da doação de sangue e ao acompanhamento de exames positivos para vírus em candidatos à doação, tendo como proposta encontrar as condições ideais para que se tenha cada vez mais um sangue seguro.

Participaram da visita as representantes do Westat Data Center, Adelaide Amo-Mensah e Kathleen Chapman; o representante do Blood Systems Research Institute, Brian Custer; a representante do Children's Hospital, Shannon Kelly; a representante do Vitalant Research Institute, Mars Stone; a diretora Técnico-Científica da Fundação Hemominas, Fabiana Chagas; a coordenadora do Hemocentro de Belo Horizonte, Priscila Rodrigues; o coordenador do Cetebio, André Belisário; e a pesquisadora da Hemominas e coordenadora sênior do Projeto Reds no Brasil, Carolina Miranda, além da pesquisadora Tassila Salomão.