Pesquisadora da Epamig participa de simpósio sobre manejo biológico do café

  • ícone de compartilhamento

O 3º Simpósio Brasileiro do Manejo Biológico do Café, que ocorre em Franca (SP), nos próximos dias 5 e 6/10, contará com participação da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), representada pela coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia, Madelaine Venzon.

Ela participa do painel “Manejo Agroecológico de Pragas na Cultura do Café”, que acontece em 6/10, a partir das 8h, acompanhada pela também pesquisadora da Epamig, Elem Martins, e pela aluna de doutorado em Entomologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Jéssica Martins.

Em sua exposição, Madelaine trará os últimos resultados da pesquisa em controle biológico de pragas do café, que envolve a manutenção de predadores e parasitoides naturais que eliminam, dentre outros, o bicho-mineiro, a broca-do-café, ácaros e cochonilhas. A pesquisadora destaca a importância do manejo de coberturas vegetais nas áreas das plantações, para que haja a proliferação de espécies que predem as pragas indesejadas.

O controle biológico conservativo não será o único assunto tratado pela equipe de pesquisadoras durante o simpósio. O evento será também uma oportunidade para Madelaine e sua equipe apresentarem recentes descobertas na área de insumos biológicos para o cultivo do café. Também conhecidas como bioinsumos, essas substâncias são necessárias quando o equilíbrio natural ainda não foi alcançado na plantação, ocasionando a inserção de compostos externos.

As inscrições para o 3º Simpósio Brasileiro do Manejo Biológico do Café podem ser feitas pelo link.

A Epamig é vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).