Parque Estadual Mata do Limoeiro comemora Natal com comunidades

Realizada anualmente com o apoio de voluntários e instituições parceiras, a 10ª edição do projeto Natal em Comunidades, do Parque Estadual Mata do Limoeiro, localizado no distrito de Ipoema, município de Itabira, ocorreu no último sábado (3/12). Participaram do evento cerca de 980 pessoas, de 16 comunidades do entorno e dos dois distritos de Itabira, Ipoema e Senhora do Carmo.

IEF / Divulgação

“O dia é um elo de fortalecimento da relação parque e comunidade, no qual os moradores do entorno participam de atividades socioambientais, culturais e de lazer, consistindo em um momento de união, reflexão e diálogo”, explica o gerente do Parque, Alex Amaral. “O objetivo é inserir os moradores das comunidades do entorno nas ações da Unidade de Conservação (UC), participando e entendendo cada vez a importância da preservação, da união e da conservação”, completa.

Entre as atividades, ocorreram no parque pintura no rosto, brincadeiras, distribuição de pipoca, apresentação teatral com foco no parque, café da manhã, almoço, corte de cabelo e distribuição de presentes. Alex Amaral diz que, nos últimos dois anos, o projeto foi realizado diretamente nas comunidades, evitando grande aglomeração. “Neste ano, retomamos as atividades em nossa casa, na sede do parque”, afirmou.

“O projeto é muito especial para todos os envolvidos e nessa edição tivemos mais de 40 instituições parceiras e mais de 70 voluntários”, afirma Alex Amaral. “O projeto fortalece a conexão do parque com as comunidades por meio da educação socioambiental. Essa ligação é de extrema importância para a identidade delas com essa área protegida, além da apropriação do território por parte das comunidades, levando-a cada vez mais a protegê-lo, defendê-lo e amá-lo”, destaca.

O parque

Localizado bem próximo à área urbana, no distrito de Ipoema, o Parque Estadual Mata do Limoeiro foi oficialmente aberto para o público no final de 2013 e, desde então, sua visitação tem sido crescente, acompanhada da diversificação de seus atrativos. A região está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de 7 quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Na região, podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e do Cerrado, o que confere ao parque uma grande diversidade biológica. Já foram identificadas na área pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: a samambaiaçu, a braúna-preta e o jacarandá-caviúna (uma das mais valorizadas madeiras brasileiras).

Entre as espécies da fauna, já foram observadas espécies raras, como o rato-do-mato e o gambá-de-orelha-branca, presentes somente em áreas de Mata Atlântica, além de outras de importância para conservação.