Painel Funarte de Bandas de Música promove capacitação para regentes e instrumentistas de sopro até domingo (12/11)

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza em Belo Horizonte, de 10 a 12 de novembro, o Painel Funarte de Bandas de Música 2017. O evento, que acontece no Sesc Venda Nova, é gratuito e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

O painel traz para a capital mineira um conjunto de cursos intensivos de capacitação para regentes e instrumentistas de sopro e percussão. A programação reúne aulas de instrumentos, práticas de conjunto, música de câmara, percepção musical, arranjos e regência, bem como treinamento em manutenção básica e reparo de instrumentos de sopro. As atividades são direcionadas aos participantes das tradicionais bandas civis de música. As aulas serão ministradas de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h. As inscrições estão encerradas.

No domingo (12/11), às 11h, acontece o encerramento do Painel Funarte de Bandas de Música com concerto conduzido pelo maestro Marcelo Jardim. O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, participará da cerimônia de encerramento.

Sobre o Painel

O Painel Funarte de Bandas de Música é uma das ações do Projeto Bandas de Música, programa criado em 1976 que visa o permanente de reforço do papel estratégico das bandas civis na cultura brasileira.

Desde 2000, o Painel Funarte de Bandas de Música já foi realizado no Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em formato de oficinas, os cursos têm ocorrido sem interrupção em todas as regiões brasileiras, contribuindo para a integração local de músicos, regentes e arranjadores. Com a proposta de atuar na otimização e aprimoramento das atividades de educação musical e artísticas de uma banda, as ações passaram a se concentrar em várias oficinas. O formato de festival itinerante, hoje utilizado, passou a ser conhecido como “Painel”, possibilitando a participação de um número muito maior de artistas e um aumento no número de músicos provenientes de estados diferentes daqueles onde o Painel se realiza.

Serviço:

Painel Funarte de Bandas de Música 2017
Data:
10 a 12 de novembro (sexta a domingo)
Horário: 9h às 18h
Local: Sesc Venda Nova – Rua Maria Borboleta, s/n˚– Novo Letícia, Belo Horizonte (MG)

Cerimônia de encerramento
Data:
12 de novembro (domingo)
Horário: 11h
Local: Sesc Venda Nova – Rua Maria Borboleta, s/n˚– Novo Letícia, Belo Horizonte/MG

Outras informações:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais 
(31) 3915 2692 / 2655