Nova antena garante mais qualidade à transmissão da Rede Minas na RMBH 

  • ícone de compartilhamento

O sinal da Rede Minas chega com mais qualidade à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foi implantada, na Serra do Curral, uma nova antena. O transmissor, de 6.000 W, torna o alcance do sinal seis vezes melhor. O equipamento é fabricado por uma empresa de Santa Rita do Sapucaí, cidade mineira considerada polo tecnológico do Brasil. Com isso, 16 municípios do colar metropolitano passam a receber imagens e áudio de qualidades nos aparelhos de televisão. A implantação faz parte do programa Digitaliza Minas, do Governo de Minas Gerais. Lançado em maio de 2022, o Digitaliza Minas trabalha para levar o sinal digital para o estado. Até este mês, foram 50 municípios atendidos pelo programa, que vai contemplar 332 cidades garantindo o acesso gratuito ao sistema digital, em um investimento de R$ 74 milhões do governo estadual. Somado ao Digitaliza Brasil, projeto do governo federal, a cobertura digital vai atender todos os 853 municípios de Minas Gerais. As medidas foram adotadas para garantir a transmissão digital, que deve ser substituída pela analógica até 2023, prazo estipulado pelo Ministério das Comunicações.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, essa é mais uma etapa do processo de integração viabilizado pelo aumento da cobertura do sinal digital da Rede Minas. “Os programas da emissora têm um papel fundamental na apresentação e divulgação da cultura e dos patrimônios de Minas Gerais. Levar informação de qualidade para os diferentes públicos do estado é uma missão muito importante, o que vem sendo garantido e priorizado pelo projeto Digitaliza Minas”, reforça. 

Os municípios que recebem o sinal da nova antena são Betim, Contagem, Ibirité, Igarapé, Itatiaiuçu, Mário Campos, Matozinhos, Nova União, Pequi, Piedade dos Gerais, Rio Manso, Santa Luzia, Santana do Riacho, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha e Sarzedo. 

O programa Digitaliza Minas é do Governo de Minas Gerais, executado por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Secretaria de Estado da Educação (SEE-MG).