Mulheres inauguram feira livre em assentamento do Triângulo Mineiro

  • ícone de compartilhamento

Uma feira livre será inaugurada no próximo sábado (20/11), às 10h, dentro do Projeto de Assentamento Perobas Sanharão, em Campina Verde, no Triângulo Mineiro. O projeto tem 158 famílias assentadas e é um dos 12 relacionados a assentamentos de reforma agrária e criados pelo Instituto de Reforma Agrária (Incra) no município. A proposta da feira é atender as famílias do próprio assentamento, além de dois outros assentamentos próximos e fazendas vizinhas, oferecendo não só produtos frescos como atrações para adultos e crianças. 

A organização da feira é em parceria entre o Círculo de Mulheres do Sanharão e a Emater-MG, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Instituto Federal Tecnológico do Triângulo Mineiro (IFTM). “O círculo de mulheres busca trabalhar o empoderamento feminino, por meio ferramentas de autodesenvolvimento, e também criar uma fonte de geração de renda para elas. Daí surgiu o projeto de implantação da feira”, conta Márcia Barbosa, extensionista da Emater-MG. 

Inicialmente, a proposta é promover a feira, quinzenalmente, sempre aos sábados, das 9h às 18 horas, no barracão da entrada do assentamento, espaço comunitário e de uso coletivo. 

Transformação social 

Os produtos comercializados serão hortaliças, pimentas, frutas, doces (compota, barra, cristalizados, geleias), pães, bolos, bolachas, roscas, carne suína, linguiças, frangos, ovos, queijos, artesanatos. 

Além de promover o desenvolvimento sustentável local e ser um atrativo de lazer para a comunidade, a feira vai estimular a produção e o escoamento da produção das famílias de assentados, estimular a comercialização e promover a diversificação da produção no assentamento.