Militares do Exército e do Corpo de Bombeiros vão capacitar defesas civis municipais para desinfecção de áreas de grandes aglomerações

A partir desta terça-feira (7/4), o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Governo do Estado realizarão uma capacitação para 80 profissionais indicados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Os agentes, das diversas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs), serão capacitados com objetivo de preparar os órgãos municipais para a desinfecção de ambientes onde circula uma grande quantidade de pessoas.

O treinamento, que é uma das ações de medidas preventivas para controle à pandemia do Covid-19, será no 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha do Exército Brasileiro e terá duração de três dias.

A capacitação será ministrada por militares que atuam na Seção de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) da Escola de Instrução Especializada (ESIE) do Exército Brasileiro e bombeiros militares do Pelotão de Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN).

A instrução permitirá que os profissionais das Compdecs tenham uma visão geral sobre o risco de contaminação do coronavírus e a importância do procedimento de desinfecção das áreas públicas de grande circulação de pessoas para a prevenção da disseminação do vírus. Eles também serão orientados quanto às soluções disponíveis para a sanitização, os riscos destes produtos e a forma adequada de utilizá-los.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) também serão foco da capacitação, que mostrará a maneira correta da colocação e retirada, bem como o descarte correto dos EPI’s e resíduos gerados na desinfecção.

Os profissionais conhecerão o risco oferecido pelo coronavírus, suas formas de transmissão e o tempo estimado de permanência nas diferentes superfícies. A expectativa é que repassem as orientações aos municípios de origem para que o esforço se multiplique em todo o estado.

Serviço:

Local: 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha do Exército Brasileiro

Endereço: R. Tenente Brito Melo, S/N Belo Horizonte, MG

IMPRENSA

A atividade prática poderá ser acompanhada pelos jornalistas que se credenciarem previamente.

Data para a cobertura da imprensa: 9/4

Horário: 5h às 7h

Local da atividade prática: Estação Move Metropolitano Bernardo Monteiro (Hospitais) - Av. Bernardo Monteiro, 348-350 - Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG)

Mais informações: Tenente Pedro Aihara (98699-1442) ou Litza Alves (98831-9605