Metodologia incentiva hábitos e atividades saudáveis entre alunos da rede estadual

  • ícone de compartilhamento

Um primeiro grupo de professores e gestores da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, que integra a pasta, iniciou nesta semana formação na metodologia do Programa Kinder Joy of Moving (KJOM), fruto de parceria entre a Ferrero do Brasil e a secretaria.

O objetivo é levar às escolas o programa de atividades, voltado a crianças de 6 a 12 anos e que busca promover e inspirar hábitos de vida saudáveis nas novas gerações. O Joy of Moving é um método educacional que utiliza jogos (gamificação) e atividades estruturadas, além de desenvolver habilidades-chave em quatro áreas principais: aptidão física, coordenação motora, função cognitiva e criatividade, habilidades de vida. Os conteúdos e as atividades deste programa estão alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Participaram da aula inaugural o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga; a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Cavalcante e o diretor da Escola de Formação, Weynner Lopes. Representando a Ferrero do Brasil, a gerente de Comunicação Corporativa, Fabiana Costa; o coordenador de Assuntos Institucionais, Arthur Glugoski; o diretor de Assuntos Corporativos, Fernando Careli; e a  diretora de Marketing da Kinder, Daniela Spila.

Incentivo

Ao todo, educadores das regiões de BH, Campo Belo, Barbacena, Varginha, Poços de Caldas, Ouro Preto, Ubá, Varginha, Divinópolis e Juiz de Fora participaram. Em 2022, a expectativa é formar 1,2 mil professores, de 900 escolas estaduais, o que permitirá impactar até 36 mil crianças.

O secretário Igor de Alvarenga destaca a importância da capacitação e o incentivo ao movimento liderado pela parceria. “Termos a Ferrero fazendo esse papel social e educacional nos ajuda a fazer diferença na qualidade de ensino de cada estudante”.

Treinamentos foram ministrados presencialmente na Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, a representantes das Superintendências Regionais de Ensino das Metropolitanas A, B e C, e de Ouro Preto, e cerca de 300 professores. A formação ocorrerá de forma presencial e on-line.