Mastologista do Ipsemg faz palestra sobre Saúde das Mamas

  • ícone de compartilhamento

O mastologista do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Alexandre de Almeida Barra, fez palestra na segunda-feira (11/10) sobre o tema Saúde das Mamas. O evento foi realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM), em Belo Horizonte, para cerca de 50 mulheres e transmitido pelo canal do YouTube Ipsemg Online

Segundo o especialista, o câncer de mama é o mais prevalente entre as mulheres e as taxas de mortalidade no Brasil da doença continuam elevadas apesar de estarem caindo em outros países. 

“A maioria das mulheres não gosta de fazer o autoexame que é uma das alternativas para a detecção precoce do câncer de mama juntamente com o exame clínico e a mamografia e, em casos específicos, o exame de ultrassonografia”, pontua. 

O mastologista explicou como fazer o autoexame e destacou que o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomendam que todas as mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem mamografia com intervalos máximos de dois anos visando a detecção precoce da doença.  

Além de comentar sobre situações reais e esclarecer dúvidas das participantes presentes na palestra, o médico também falou sobre outros tumores comuns para o sexo feminino e fez um alerta de que o câncer vai ultrapassar as doenças do sistema vascular que é, na atualidade, a principal causa de morte entre o público feminino. 

“Nosso papel como profissional é sugerir que nossas pacientes façam os exames de diagnóstico, conforme preconizados, aprendam fazer o autoexame, e tenham um bom estilo de vida com atividades físicas regulares, evitar a obesidade e o alcoolismo”, completou o especialista. 

Maria Ângela Hallais Câmara, 73 anos, aposentada da Secretaria de Estado da Educação, comentou que é sempre bom ouvir sobre como cuidar da saúde. “Eu já tive câncer de mama em 2009 e mesmo livre da doença faço regulamente o controle da saúde, com exames e procedimentos necessários”. 

Outubro Rosa no Ipsemg 

Ainda neste mês, no dia 20/10, será apresentada uma videoaula com enfermeira Tamara Nascimento sobre o funcionamento da Clínica da Mulher Criança e Adolescente do CEM e informações gerais da campanha Outubro Rosa.   

No dia 27/10 haverá a apresentação da fisioterapeuta Ana Silva com o tema “Vida em movimento”, projeto voltado para a prática de atividades físicas com pacientes em tratamento do câncer. 

Nos murais do CEM foram aplicados cartazes explicativos sobre como prevenir e identificar a doença. Basta apontar a câmera do celular para o QR code da campanha "Câncer de mama: Vamos falar sobre isso?" que o público tem acesso à cartilha virtual com as principais informações. 

Desde o início do mês, o Hospital Governador Israel Pinheiro está iluminado com a cor da campanha (rosa) e, no dia 19/10, acontecerá mais uma edição do “Música Cura”. Este projeto é uma parceria entre o Ipsemg e a Fundação Clóvis Salgado com o objetivo de auxiliar no processo de cura dos beneficiários e construir um ambiente humanizado e acolhedor.