Maior trajeto turístico e cultural da América Latina é apresentado em novo programa da Rede Minas

  • ícone de compartilhamento

Você sabe onde estão 70% do patrimônio tombado do Brasil? Nas cidades no entorno da BR-040. Não é só a história que segue o asfalto. Além das edificações, o roteiro é rico em belezas naturais, gastronomia, cultura e arte que tornam os municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal atraentes para os visitantes. Além das edificações, o roteiro é rico em belezas naturais, gastronomia, cultura e arte que tornam os municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal atraentes para os visitantes. No percurso de 1.179 quilômetros da rodovia, ainda há muito a ser descoberto. E quem revela os destinos conhecidos e outros a serem desbravados é a Rede Minas, que estreia o Rotas da Liberdade, na quinta-feira (8/9). O programa segue viagem pelo novo percurso turístico brasileiro, “Via Liberdade”, e mostra na tela da TV lugares surpreendentes.

Na primeira temporada, o destino é Minas Gerais. São 40 cidades e distritos que vão ser apresentados ao público. A data de lançamento do programa e o local foram escolhidos a dedo: Ouro Preto, primeira cidade brasileira a receber o título de patrimônio mundial, pela Unesco. “Iniciamos uma viagem pela 040 contando fatos históricos ligados ao bicentenário da Independência do Brasil e por que Minas Gerais segura esse bordão da liberdade”, diz o apresentador Samuel Guimarães, que lembra que o município mineiro foi sede de um dos principais movimentos separatistas do país: a Inconfidência Mineira. Samuel antecipa: “tem muitas curiosidades. Algumas que não estão nos registros históricos”.

Samuel Guimarães é o guia desta viagem, jornalista por formação e turista por paixão. Para abrir a temporada em Ouro Preto, ele conta com o apoio de Peterson Bruschi, um historiador que pilota um drone sobre o passado mineiro preservado nas ladeiras. É a visão de cima apresentada por quem entende do passado tão rico da velha capital de Minas Gerais. Tem mais curiosidades com o professor de história da arte, iconografia e simbologia, Alex Bohrer, autor de livros que retratam a cidade mineira, como “Ouro Preto: um novo olhar”. Além de lugares já conhecidos, o programa traz novos atrativos, como uma mina que fica no quintal de uma casa, com mais de 500 metros de extensão e que há poucos anos abriu as portas à visitação.

O Rotas da Liberdade estreia em 8/9, às 20h, pela Rede Minas, e mostra Ouro Preto. Na semana seguinte (15/9), é a vez de Catas Altas, Santa Bárbara e o distrito de Brumal.

Serviço

Rotas da Liberdade

Data: 8/9/2022 (quinta-feira)

Horário: 20h

Transmissão: redeminas.tv

A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.