Levantamento mostra aumento de menções de destinos turísticos mineiros na internet

  • ícone de compartilhamento

A cada hora passada, entre janeiro e novembro de 2021, em média pelo menos oito menções e postagens em redes sociais foram feitas sobre destinos mineiros. Ao todo, em 11 meses foram feitas 68 mil menções sobre viagens. É o apresenta a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do relatório de Monitoramento Online do Turismo, disponibilizado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), instância de pesquisa vinculada à Secult.

A pesquisa foi feita pela Sentimonitor, empresa de inteligência artificial participante do Seed, que trabalha junto à Secult com o desafio de coletar, analisar e disponibilizar dados sobre o turismo e experiências em Minas Gerais, com o objetivo de embasar políticas públicas.

A proposta do levantamento é que as menções ao turismo sejam utilizadas como indicador do engajamento do turista com o destino, podendo contribuir para a análise de desejo pelo destino e seu nível de divulgação nas redes. Os dados são constituídos de menções espontâneas em modo público nas redes sociais: Twitter, Facebook e YouTube.