Juiz de Fora recebe edição itinerante da FINIT

  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais se destaca por ser um dos principais ambientes de inovação mundial: o estado dispõe do maior número de incubadoras e de universidades federais do Brasil; sedia cinco parques tecnológicos; retém o maior número de incubadoras do país; possui o único programa estadual de aceleração de startups do Brasil – o SEED; sedia o segundo maior ecossistema de startups do Brasil; além de abrigar o maior número de empresas juniores do mundo.

Diante disso, no anseio de tornar o estado o melhor lugar para empreender e inovar da América Latina, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes) promove diversas ações, entre elas a FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia).

Em sua segunda edição, a feira possui um novo propósito: disseminar a cultura empreendedora e inovadora pelas 17 regiões mineiras, através de eventos itinerantes durante os meses de agosto, setembro e outubro, fortalecendo as ações do governo no interior do estado. Ao todo, a FINIT viajará por seis cidades, oferecendo conhecimento, inspiração e networking ao ecossistema local.

Em parceria com o Sebrae, no dia 19 de setembro, será a vez de Juiz de Fora sediar o evento. O Olympo Centro Cultural de Eventos será palco da FINIT Tour, que acontecerá dentro do Sebrae Exchange - evento gratuito responsável por reunir empreendedores da Zona da Mata para criação de oportunidades, geração de conteúdo e compartilhamento de ideias. Para potencializar esta ação, a FINIT oferecerá uma programação gratuita dedicada à tecnologia, inovação, tendências de mercado e empreendedorismo.

Dentre as atrações confirmadas está a Campus Night, uma amostra da Campus Party - considerada a maior experiência tecnológica do mundo, responsável por reunir as mentes mais inovadoras do cenário digital.

 Ela contará com a participação do Subsecretário de Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais, Leonardos Dias, que discutirá os projetos da Sedectes e a inserção da Campus Party na Finit. Além dele, Tiago Gouvêa, Organizer do Google Developers Group em Juiz de Fora, criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, será o responsável por apresentar o ecossistema da região ao público, suscitando o debate em torno do questionamento: como tornar Juiz de Fora destaque no ambiente nacional quando o assunto é inovação?

Discussões sobre sistemas inteligentes, eficiência operacional, internet das coisas, inteligência artificial, criatividade e improviso no dia-a-dia da vida profissional também integram a programação. Para finalizar o evento, Taty Ferreira, do canal e blog Acidez Feminina, abordará as vantagens e desvantagens de mulheres jogarem videogame.

FINIT 2017

Entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro, Belo Horizonte (MG) receberá, no Expominas, a segunda edição da feira mais inovadora da América Latina. A FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia), iniciativa pioneira do Governo de Minas Gerais, realizada por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), em 2017, sediará a segunda edição da Campus Party Minas Gerais, repleta de atividades para os campuseiros mineiros; a Arena de Negócios, conectando startups a grandes empresas e investidores; a Arena Experience, promovendo atividades de divulgação científica por parte de instituições nacionais e a Arena Maker, ambiente totalmente dedicado à criatividade e inovação.

Serviço:

FINIT apresenta: Campus Night em Juiz de Fora (MG)

Data: 19 de setembro de 2017

Local: Olympo Centro Cultural de Eventos - R. José Appolônio dos Reis, 130 - Aeroporto, Juiz de Fora - MG

Inscrições: https://goo.gl/yTajZJ