Ipsemg participa de discussões sobre Regime Próprio de Previdência Social 

  • ícone de compartilhamento

Representantes do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) participaram da 2ª Reunião Ordinária do Fórum Interinstitucional Previdenciário em Regime Próprio de Previdência Social. O encontro, promovido pela Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), foi realizado no último dia 3/2, na sede da instituição, em Belo Horizonte. 

Eliane Rocha de Araújo Andrade, uma das coordenadoras do Fórum Interinstitucional Previdenciário em Regime Próprio de Previdência Social e gerente de Pensão do Ipsemg, abriu as atividades juntamente com membros da OAB. A programação contou com várias apresentações dentro da temática do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). 

“É imprescindível a participação do Ipsemg em fóruns de discussão que proporcionam aos gestores e servidores o compartilhamento de informações sobre RPPS. Isso amplia a discussão sobre o aperfeiçoamento de práticas e procedimentos nas demandas previdenciárias, facilita a interlocução e a colaboração entre as instituições, bem como a efetiva cooperação para solução dos problemas institucionais previdenciários existentes” destaca Eliane. 

Prova de Vida Digital 

A presidente do Instituto, Luiza Hermeto Coutinho Campos, e o diretor de Previdência, Diogo Leite, apresentaram os resultados iniciais do Projeto Piloto referente a à Portaria SPPREV/MTP nº 3.870/21 que trata da disponibilização da ferramenta de apoio à gestão para a comprovação de vida dos beneficiários RPPS em Minas Gerais, utilizado o Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social do governo federal (Cadprev). 

Além de facilitar a comprovação de vida dos beneficiários pelo aplicativo Gov.br, a ferramenta permite o cruzamento com vários sites do Governo Federal, como por exemplo, o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC), o qual disponibiliza registros de óbitos.