IMA disponibiliza cartilha sobre certificação de frutas

  • ícone de compartilhamento

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), elaborou uma cartilha sobre certificação de frutas. O material direcionado especialmente para produtores está disponível neste link.

Com linguagem simples e educativa, o documento apresenta um passo a passo sobre os procedimentos e documentos necessários para o fruticultor solicitar a certificação de mexerica, laranja, limão, manga, banana, maçã, abacaxi, uva e outras.

A iniciativa faz parte do Programa Certifica Minas coordenado pela Seapa. O IMA é o órgão certificador oficial no estado, responsável pelas auditorias e emissão do certificado, além da autorização do uso dos selos. A Emater-MG orienta produtores e indústrias sobre as adequações necessárias à produção. E a Epamig direciona pesquisas e estudos para monitoramento, avaliação e aprimoramento do processo de certificação.

O IMA verifica todas as normas sanitárias e boas práticas de produção a serem seguidas pelos fruticultores interessados pelas auditorias. Os procedimentos são solicitados de forma voluntária, com o objetivo de agregar valor à propriedade e mais competitividade do produto no mercado.
 


Selos

O Programa Certifica Minas é composto por representantes da Seapa e suas vinculadas, e oferece selos do IMA para cada item contemplado no programa, entre eles algodão, azeite, cachaça, café, carne bovina, frango caipira, frutas, leite, produtos vegetais sem agrotóxicos (SAT), queijo minas artesanal, ovo caipira, mel e hortaliças. Estão previstas mais cartilhas para cada segmento.

Neste momento de pandemia, interessados em saber como certificar seus produtos podem enviar e-mail para gec@ima.gov.mg.br.   

Adesão

A adesão ao Programa de Certificação é voluntária. O selo de certificação tem a validade de um ano, podendo ser revalidado, de acordo com o interesse do produtor, após novas auditorias do IMA. Produtores da agricultura familiar têm adesão gratuita ao programa.