Igam apresenta resultados da etapa de 'Estudos e Levantamentos' do Plano Mineiro de Segurança Hídrica

  • ícone de compartilhamento

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e o Consórcio Proffil-Engecorps realizaram, na manhã desta sexta-feira (29/9) a apresentação dos resultados da etapa de "Estudos e Levantamentos" do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH). 

O evento foi transmitido pelo Youtube do Sisema e pode ser assistido na íntegra por meio deste link.

A etapa de "Estudos e Levantamentos" vem sendo desenvolvida há aproximadamente um ano e é a segunda entrega do PMSH, de um total de sete que ainda ocorrerão. 

"Os documentos da apresentação serão incorporados ao processo de elaboração do plano como estudos e diagnósticos que vão nortear outras medidas que precisam ser adotadas dentro de todos os instrumentos de gestão de recursos hídricos. São informações extremamente valiosas para todos nós que atuamos no sistema de gestão das águas em Minas Gerais", salienta o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca. 

Os estudos apresentados nesta sexta-feira foram divididos pelas seguintes temáticas: oferta de água; demanda hídrica pelo uso da água; áreas com vocação econômica onde a água é um fator prioritário; levantamento dos fatores de pressão que exercem influência na qualidade das águas; vulnerabilidade hídrica e exposição do ambiente a eventos extremos; implicações econômicas dos eventos extremos; vulnerabilidade hídrica e exposição do ambiente ao rompimento de barragens e reservatórios off-stream; avaliação da conservação e restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos; situação do saneamento básico; inventário de intervenções estruturais e não estruturais com a proposição de novas intervenções. 

Ao final do evento, foi divulgado um formulário para receber contribuições da sociedade com o objetivo de diagnosticar de forma colaborativa iniciativas relacionadas à segurança hídrica no Estado de Minas Gerais. Você pode acessar o formulário clicando neste link.  

PMSH 

O Plano Mineiro de Segurança Hídrica propõe o desenvolvimento de ações estratégicas, integradas e permanentes para a revitalização das bacias hidrográficas, recuperação da cobertura vegetal, controle da poluição e uso racional dos serviços ecossistêmicos disponíveis no estado.