Hemominas faz campanha “Força Tarefa Grupo O”

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Hemominas conclama doadores voluntários de sangue, especialmente do grupo “O negativo” e “O positivo”, a participarem da campanha “Força Tarefa Grupo O”, que começa na próxima semana, abrangendo o período entre 9 e 14/9.

A iniciativa de concentrar a doação desse grupo sanguíneo se deve ao fato de que os estoques do sangue tipo “O negativo”, da Rede Hemominas, registraram mais de 50% de queda, nesta sexta-feira (6/9).

Assim, é fundamental que os doadores desse grupo compareçam às unidades em todas as regiões do estado, uma vez que as bolsas de sangue desse tipo são as mais utilizadas nas urgências e emergências hospitalares. A normalização dos estoques é condição essencial para que a Hemominas possa manter o número estratégico de bolsas de sangue necessário ao atendimento da demanda de pacientes.

Durante a campanha, o atendimento preferencial será direcionado aos doadores tipo “O negativo” e “O positivo”, devido à urgência do quadro. A fundação solicita a compreensão dos demais doadores (tipos A (+/-), B (+/-) e AB (+/-), igualmente importantes, quanto a qualquer transtorno no atendimento que possa surgir dessa iniciativa.