Hemominas finaliza implantação de novo sistema para gerenciar ciclo do sangue

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Hemominas finalizou, neste mês de maio, a implantação do Hemote em todas as suas unidades. O sistema realiza a gerência completa dos serviços de hemoterapia, administrando todas as etapas do processo de doação de sangue e transfusão de hemocomponentes, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a legislação vigente.

O técnico da Gerência de Supervisão e Acompanhamento, da Diretoria Técnico-científica da Hemominas, Artur Umbelino, explica que, agora, as informações estão em um banco de dados único, centralizado e online. Além disto, o sistema permite a realização de consultas e estatísticas dos processos do ciclo do sangue, em rede ou por unidade, em tempo real, além de facilitar a rastreabilidade das operações feitas.

“A partir disso, os dados de todas as unidades estão 100% interligados, além de ser possível acompanhar o estoque em tempo real. Com a implantação do sistema, conseguimos ter um gerenciamento melhor e mais rápido do ciclo do sangue, o que nos permite desenvolver ações mais específicas para cada unidade”, destaca Artur.

Para atender à demanda da hemorrede mineira, o sistema precisou passar por adaptações e ser customizado. “A Sofis (empresa que desenvolveu o Hemote) já havia implantado o sistema em alguns bancos de sangue privados e públicos, mas nada na proporção da Hemominas, que trabalha em rede e possui 22 unidades, além dos postos avançados de coleta externa”, completa Artur.

Na semana pré-implantação, os servidores de cada unidade eram orientados a realizar o trabalho no processo antigo e no sistema Hemote ao mesmo tempo. Este procedimento foi necessário para testar o novo sistema sem perder nenhuma informação, além de treinar os funcionários na nova ferramenta. Também foram realizados simulados com os servidores para assegurar a qualidade no processo.