Hemominas esclarece sobre funcionamento em Ituiutaba

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Hemominas esclarece que o Hemonúcleo de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, continuará funcionando normalmente. Ao contrário do que vem sendo divulgado erroneamente, a unidade não corre o risco de fechar por falta de doadores.

O Hemonúcleo de Ituiutaba atende cerca de 400 candidatos à doação de sangue/mês e cerca de 100 cadastros de candidatos à doação de medula óssea.

Atualmente, a unidade funciona, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e recebe candidatos à doação de medula óssea, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, além de realizar coletas noturnas de sangue toda segunda e última quarta-feira do mês, das 17h às 20h.

Sua área de abrangência inclui cinco municípios da região, por meio de uma agência transfusional, em Campina Verde, e sete assistências hemoterápicas.

No ambulatório são realizados atendimento multidisciplinar (equipe integrada por profissionais das áreas de medicina e enfermagem) a pacientes portadores de hemoglobinopatias hereditárias e coagulopatias hereditárias; atendimento a pacientes da cidade e região com solicitação de transfusões e sangrias terapêuticas; atendimento a hemofílicos para aplicação de fatores de coagulação. A Farmácia da Unidade distribui as medicações aos portadores de coagulopatias hereditárias, cadastrados na Unidade (fatores de coagulação para os hemofílicos). 

O Hemonúcleo também promove: Treinamento em atividades hemoterápicas para profissionais das agências transfusionais e assistências hemoterápicas conveniadas à unidade; Programa Doador do Futuro - com palestras em escolas, universidades e empresas locais; eventos em praças públicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de aumentar o número de doações de sangue e candidatos à doação de medula óssea. 

Outras informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social - (31) 3768-7440 / 7455
​Hemonúcleo de Ituiutaba - (34) 2122-0400