Governo se reúne com municípios para discutir plano de redução de vulnerabilidade social

  • ícone de compartilhamento

Técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) estiveram esta semana na região do Vale do Mucuri para realizar o planejamento local de execução das ações do programa Percursos Gerais: Trajetória para a Autonomia, que busca reduzir as múltiplas formas de vulnerabilidade social. As atividades são feitas em parceria com gestores e atores dos 16 municípios integrantes da iniciativa nesta primeira fase.

Na terça-feira (4/2), a cidade de Teófilo Otoni recebeu gestores dos municípios de Ataleia, Catuji, Frei Gaspar, Padre Paraíso e Ouro Verde para validar os projetos elaborados a partir dos diagnósticos socioterritoriais. Cada um desses estudos resultou em produtos que foram apresentados durante a reunião. Na oportunidade, o grupo também criou um cronograma de execução mensal e redes de contatos estratégicos.

Na quarta-feira (5/2), gestores das cidades de Água Boa, Caraí, Itaipé, Ladainha e Setubinha se reuniram em Novo Cruzeiro. Já na quinta-feira (6/2) foi a vez líderes de Bertópolis, Crisólita, Fronteira dos Vales e Santa Helena de Minas se encontrarem no município de Novo Oriente de Minas. 

Percursos Gerais

O programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia busca articular órgãos do governo, estabelecer parcerias estratégicas externas e captar recursos através de fundos de financiamento e emendas parlamentares para subsidiar ações de geração de renda, esporte e lazer, assistência social, segurança alimentar e nutricional, habitação social, direitos humanos e política de prevenção e cuidado sobre drogas.

A proposta é que a iniciativa seja executada localidades mineiras com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Ao todo, 73 cidades serão atendidas até 2021.