Governo recebe inscrições para intercâmbio profissional de servidores públicos no Japão

  • ícone de compartilhamento

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com o Consulado Honorário do Japão em Belo Horizonte e com a Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil-Japão, abriu inscrições para servidores interessados em participar do Overseas Technical Training Program 2020, do Governo da Província Japonesa de Yamanashi.

O programa é fruto de uma parceria internacional estabelecida entre o Estado de Minas Gerais e a Província de Yamanashi, por meio de Acordo de Irmandade, assinado em 1973, que tem como objetivo fortalecer os laços de cooperação entre o Estado e a província e contribuir com o desenvolvimento social e econômico. Até 2019, mais de 50 bolsistas mineiros foram enviados ao Japão e participaram da parceria.

Para 2020, Minas Gerais indicará um servidor para o programa. Caso o candidato seja selecionado, receberá bolsa, além de recursos custeados pelos japoneses para despesas com passagens aéreas internacionais, acomodação, manutenção da estadia e traslado interno. A duração do intercâmbio será de oito meses, entre 1 de junho de 2020 e 31 de janeiro de 2021.

O participante que desejar concorrer à bolsa deverá preencher os seguintes requisitos: ser servidor público do Estado de Minas Gerais; possuir ensino médio completo concluído no país; ter conhecimento específico (nível universitário ou técnico) de sua área de atuação; ter idade entre 18 e 40 anos; comprovar conhecimento avançado em inglês e básico/intermediário em japonês; obter recomendação da chefia com autorização para realização do treinamento no Japão pelo período de oito meses; e estar à disposição para fortalecer as relações entre Yamanashi e Minas Gerais durante o treinamento e após o retorno ao Brasil.

As inscrições serão recebidas até as 18h de 21 de janeiro, mediante entrega de documentação exigida e dos formulários devidamente preenchidos, em versão física, conforme disposto no edital de seleção. Todas as informações sobre o edital e arquivos estão disponíveis em www.desenvolvimento.mg.gov.br

O processo seletivo compreende três etapas. A primeira consiste na avaliação da documentação e dos requisitos do edital. Serão selecionados até cinco candidatos para a segunda etapa, em que são feitas entrevistas com a banca de avaliação. Ao final, será selecionado um servidor a ser indicado pelo governo. A etapa final consiste na aceitação do candidato pela Província de Yamanashi.

Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail selecao.internacional@desenvolvimento.mg.gov.br.

Serviço

Intercâmbio de servidores públicos do Estado de Minas Gerais para o Japão

Inscrições: até 18h, de 21/1 (terça-feira)

Edital e formulários: clique aqui

Mais informações: selecao.internacional@desenvolvimento.mg.gov.br