Governo de Minas lança Trajeto Moda em Diamantina e Couto de Magalhães

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas lança, nesta terça-feira (25/4), a fase de expansão do Trajeto Moda, nas cidades Diamantina e Couto de Magalhães, no Vale do Jequitinhonha. O projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) será implementado em 35 municípios do estado até o final de 2023, beneficiando de 300 a 430 famílias em situação de vulnerabilidade.

O projeto utiliza metodologia inédita no Brasil para qualificar mulheres vulneráveis socialmente para o mercado da moda, um dos que mais gera empregos no país. A formação é aplicada aplica em  etapas:

. Capacitação no ofício da costura e cidadania; 

. Conteúdos sobre produtos e mercados; 

. Qualificações específicas do produto potencial da região, manutenção de máquinas, educação financeira, empreendedorismo e economia circular; 

. Estratégias de continuidade e manutenção do projeto;

. Consolidação e expansão.

Apoio psicológico será oferecido paralelamente, durante toda a execução do projeto.

Para a fase de implantação, a Sedese investiu, até o momento, R$ 2 milhões, valor direcionado à compra de 194 máquinas que vão auxiliar os municípios a montarem espaços colaborativos de costura e à contratação dos cursos técnicos de qualificação. 

A entrega dos maquinários e a oferta dos cursos compreendem a primeira de uma série de ações para o desenvolvimento do projeto, que contará ainda com outras etapas definidas de acordo com as especificidades e realidades locais dos municípios.

Público-alvo

Serão beneficiadas mulheres em situação de violência doméstica, mães solos ou que vivem em insegurança alimentar. 

A seleção foi realizada em parceria com os equipamentos sociais dos municípios, especialmente as equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que também colaboraram na construção dos conteúdos programáticos que serão ministrados, atendendo demandas emergenciais de cada cidade.

Em 2023, a Sedese firmou parceria com 35 municípios nas regiões Central, Zona da Mata, Triângulo, Norte, Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e Metropolitana. As seguintes cidades receberão ações do projeto: Almenara, Ataléia, Belo Horizonte, Bonito de Minas, Buritizeiro, Capitão Enéas, Caraí, Carlos Chagas, Catuji, Coluna, Couto Magalhães, Crisólita, Diamantina, Felisburgo, Francisco Sá, Frei Gaspar, Frei Lagonegro, Governador Valadares, Guaraciama, Igarapé, Joaíma, Mata Verde, Monte Azul, Muriaé, Novo Cruzeiro, Ouro Verde de Minas, Pedras de Maria da Cruz, Ribeirão das Neves, Rio Vermelho, Rubelita, Salinas, Serro, Taiobeiras, Uberaba e Varzelândia.

Serviço
Lançamento do projeto Trajeto Moda


Couto de Magalhães

Data: 25/4/2023 (terça-feira)

Hora: 9h

Local: Auditório da Escola Estadual Jerônimo Pontello, Rodovia Almenara Minas Novas, s/n.

Diamantina

Data: 24/4/2023 (terça-feira)

Hora: 14h30

Local:  Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes, praça Doutor Prado, 129, Centro.