Governo de Minas Gerais leva gastronomia mineira ao Festival Fartura São Paulo

  • ícone de compartilhamento

Produtores mineiros estarão presentes na edição paulistana de um dos principais festivais gastronômicos do País, o Festival Fartura – Comidas do Brasil. Realizado nos dias 15 e 16 de julho, no Jockey Club de São Paulo, o evento reúne elementos da gastronomia de todas as regiões brasileiras.

A gastronomia mineira vai marcar presença com dois estandes: o Mineiraria, uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG); e o Origem Minas, do Sebrae-MG. Ao todo, 13 empreendedores mineiros vão exibir e comercializar doces, quitandas, queijos, café, cachaça, molhos, sorvetes e laticínios.

Além dos pratos, petiscos e doces comercializados em estandes e food trucks, a programação conta com aulas, demonstrações, cozinha interativa, e também um espaço de produtos e produtores. Serão mais de 80 atrações gastronômicas, chefs e produtores de todos os estados brasileiros e mais de 25 atrações musicais e culturais.

“A itinerância, parte fundamental do conceito da Mineiraria, possibilita levar nossas ações para fora do Estado, como será o caso no Festival Fartura São Paulo, e assim colocar a gastronomia mineira cada vez mais em evidência”, explica o diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.

Os empreendedores ainda participarão de encontros de negócio promovidos pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), com supermercadistas e proprietários de bares, restaurantes e empórios gourmets.

“Nos encontros, vamos capitalizar a visibilidade e o impulso dados pelo Festival Fartura para construir parcerias duradouras e proporcionar aos produtos mineiros uma maior inserção no mercado paulistano e nacional”, afirma Breno Sardenberg, analista do INDI e coordenador dos encontros. Na edição 2016, o Fartura São Paulo recebeu mais de 8 mil pessoas.

Mineiraria e Programa +Gastronomia

Lançado em maio deste ano pelo governador Fernando Pimentel, o Programa +Gastronomia envolve diversas instâncias da administração estadual para, em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada, fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, reconhecendo-a como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais.

A política tem por objetivo orientar as ações de governo voltadas ao fortalecimento da gastronomia mineira e de toda a sua cadeia produtiva: segmentos da produção de insumos, de abastecimento e armazenamento, de comércio, de indústria e de serviços. Além da geração de emprego e renda, o +Gastronomia se pauta pela preservação das tradições gastronômicas, pelo reforço da identidade local e do senso de comunidade e pela busca da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Nesse contexto, a Mineiraria será uma vitrine do setor. Serão desenvolvidas atividades de promoção, divulgação e capacitação em torno da variedade gastronômica das diversas regiões de Minas Gerais, além de eventos, oficinas, cursos, exposições e demonstrações. O objetivo é que a gastronomia mineira ganhe cada vez mais força e se consolide como um ativo reconhecido nacional e internacionalmente, tendo suas atividades, programas e ações realizados de forma colaborativa e participativa entre os diversos atores do setor.

Fartura - Comidas do Brasil

O Fartura – Comidas do Brasil, um dos principais projetos de gastronomia do País, tem raízes mineiras: a partir do Festival Gastronômico de Tiradentes, que em 2017 completa 20 anos, a iniciativa se transformou em uma grande plataforma de valorização da gastronomia nacional. A base do projeto é o conteúdo garimpado durante a Expedição Fartura, viagem que mapeia diversas cadeias produtivas.

A equipe do Fartura está na estrada desde 2012, conhecendo as receitas, histórias e cozinhas mais acolhedoras do Brasil. Ao longo desse tempo, a plataforma percorreu todos os estados brasileiros, passando por 208 municípios e rodando mais de 71 mil quilômetros. Posteriormente, todo o material produzido é divulgado em livros, documentários e programas de rádio, além dos eventos realizados ao longo ano. Conheça mais no Portal Fartura: farturabrasil.folha.uol.com.br.

Minas de Todas as Artes

O fomento da Codemig ao setor gastronômico integra o Minas de Todas as Artes — Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa. A iniciativa busca estimular o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o Estado.

Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 50 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização de setores como gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias. Outras informações: www.codemig.com.br, www.facebook.com/minasdetodasasartes e no Instagram @minasdetodasasartes.