Gestores estaduais apresentam avanços e desafios do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Brasília 

  • ícone de compartilhamento

Instituto Estadual de Florestas (IEF) participou, entre os dias 29/11 e 2/12, do IX Nacional do Cadastro Ambiental Rural (CAR), em Brasília. O encontro, conduzido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão gestor nacional do CAR, teve como objetivo reunir os gestores estaduais para alinhamentos, apresentação das melhorias do sistema e perspectivas gerais para as próximas etapas de toda a Política de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais (PRA). 

No encontro, o IEF teve participação como um dos estados convidados a apresentar os avanços e ações desempenhadas, tanto para análise do CAR como para execução do PRA. “Os encontros são extremamente importantes para os estados que conduzem o CAR pois é o momento de reunir todas as experiências que estão sendo executadas no país, de troca dos modelos entre os estados e apontamentos de quais os principais gargalos enfrentados pelos gestores estaduais”, afirma a coordenadora do CAR no IEF, Mariana Megale. 

“Além disso, a atividade permite avançar ainda mais na efetivação da Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, que é uma das ações prioritárias para o IEF nesse próximo ano, o que vemos como primordial para que o proprietário ou possuidor de terras consiga a inserção dentro das políticas públicas existentes”, completa. 

O CAR é uma inscrição obrigatória estabelecida pelo Código Florestal, em 2012. Exige o cadastro de todas as propriedades rurais existentes no país. Já o PRA é a etapa seguinte, com a definição de recomposição de área de vegetação em Área de Preservação Permanente e áreas de Reserva Legal, por exemplo.