Funed chega aos 113 anos como referência na produção de vacinas e medicamentos

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) chega aos 113 anos como referência na fabricação e desenvolvimento de medicamentos, vacinas e soros. O laboratório é responsável pela produção da vacina meningocócica C, pela produção de soros antipeçonhentos, antitóxicos e antivirais e pelos medicamentos talidomida e entecavir, para atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O diretor industrial da Funed, Bruno Pereira, reforça a importância da instituição em diferentes áreas, incluindo a produção exclusiva de alguns medicamentos.  “Este trabalho envolve a incorporação de tecnologias, geradas pela própria fundação ou com apoio de parceiros, em processos alinhados às estratégias do Estado para garantir o acesso da população aos medicamentos”, diz.

Uma das testemunhas da história da Funed é o médico veterinário e chefe da Divisão de Produção Animal da Diretoria Industrial, o servidor Cláudio Freitas. Na Funed desde 1986, ele relembra a importância da instituição para Minas Gerais. “Já tivemos a produção de aproximadamente 32 linhas de medicamentos com 40 apresentações diferentes para atendimento ao Programa Farmácia Essencial, o que foi de grande importância no tratamento da população a custo zero, além da produção de vacina meningocócica C”, conta o servidor que ressalta que o papel fundamental da fundação na produção de fármacos e na finalidade de atendimento ao SUS.

História

A história da Funed começou em 1910, quando o laboratório mineiro ainda era filial do Instituto Manguinhos, do Rio de Janeiro. À época, produzia vacinas e soros. Dali, o instituto desenvolveu inúmeros trabalhos, pesquisas e exames relacionados aos problemas rurais e às dificuldades causadas pela recente urbanização da capital mineira, Belo Horizonte. Com a Funed, Minas Gerais se tornou um dos primeiros estados no país a ter uma instituição científica para auxiliar no desenvolvimento da indústria pastoril.

Mesmo sendo um instituto federal, as relações do laboratório com o governo estadual foram se estreitando cada vez mais. Em fevereiro de 1918, o Instituto Filial Oswaldo Cruz assinou um contrato com o Estado para o funcionamento do serviço antiofídico em Minas. No mesmo ano, o posto passou a atender também casos relacionados a picadas de escorpião e a preparar o soro antiescorpiônico. Foi durante esse período que a instituição passou a ser conhecida como “Instituto das Cobras”.

Em 1936, pela Lei nº 164, o governo federal passou o Instituto Ezequiel Dias para a esfera estadual, denominando–o Instituto Biológico Ezequiel Dias. Com o desenvolvimento e crescimento do estado e da capital, na década de 1940, teve  início a produção do soro antiofídico e foi feita a mudança da sede do instituto para a Fazenda Gameleira.

Escala Industrial

A partir de1960, a Funed tornou-se referência nacional para a produção da talidomida, fundamental para o tratamento de hanseníase (e também indicada para o tratamento de mieloma múltiplo, lúpus, anemia e úlceras aftóide), além de outros fármacos como ácido acetilsalicílico, água destilada, codeína gotas, fenobarbital, fosfato de codeína, dipirona, cálcio, soro fisiológico, soro glicosado isotônico e vitamina B1.

Começa um novo ciclo de produção e gerenciamento industrial, com o fornecimento de produtos biológicos e químicos como vacinas, soros e medicamentos, além de exames e pesquisas.

Atualmente, a fundação também conta com parcerias internacionais e fortalece, dia a dia, a produção de biotecnológicos.