Fundação João Pinheiro promove seminário sobre fomento à capacidade de inovação

  • ícone de compartilhamento

Um dos desafios mais consideráveis para os países emergentes é fomentar a capacidade de inovação, condição essencial para fortalecerem suas economias, ampliarem a produtividade e se inserirem com sucesso em setores mais dinâmicos da economia. O mesmo vale para Minas Gerais, com consideráveis avanços nesse campo ao longo dos últimos anos, mas que ainda vislumbra desafios em sua capacidade inovativa. Para discutir e refletir sobre este cenário, a Fundação João Pinheiro (FJP) realiza, na quinta-feira (14/9), às 14h, o Seminário Desafios da Política de Inovação em Minas Gerais.

Gratuito e aberto ao público, o evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Políticas de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e irá debater questões como o avanço, ainda insuficiente, das políticas de inovação tanto no estado quanto no país, aspectos mais gerais da economia da inovação e da tecnologia, os avanços e desafios da política no Brasil e as direções que podem ser seguidas por Minas Gerais. O encontro também colocará em pauta o fato do estado ter um elevado número de instituições de excelência em ensino e pesquisa, mas que, ao exportar mão de obra qualificada, apresenta menor capacidade em transformar o conhecimento gerado em inovações, produtos, emprego e renda.

Participações

Conduzido pelo pesquisador e professor da FJP, Alexandre Queiroz, o seminário contará com as participações da professora do Cedeplar/UFMG e doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia (UFRJ), Márcia Rapini, do diretor de Ciência Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Marcelo Speziali, e do superintendente de Pesquisa e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), Lucas Mendes.

Serviço

Seminário Desafios da Política de Inovação em Minas Gerais

Data: 14/9/2023 (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Alameda das Acácias, número 70, 2º andar (auditório principal) - bairro São Luís - Belo Horizonte (MG)