Fundação Clóvis Salgado abre curso sobre o objeto artístico na contemporaneidade

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Clóvis Salgado oferece, por meio da Escola de Artes Visuais do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, o curso gratuito “O que me diz o objeto? Percepções sobre o Objeto Artístico na contemporaneidade”, ministrado pelo professor Giovane Diniz. A atividade envolve os conceitos e reflexões sobre o tema “Afinidades Afetivas”, que norteia a 33ª Bienal de São Paulo, cuja itinerância ocupa todas as galerias do Palácio das Artes.

Os participantes vão pensar a arte contemporânea, partindo de sua própria experiência estética e tecendo relações com o objeto artístico, além de serem estimulados a refletir sobre a atribuição de valor e significado das obras de arte quando deslocadas para o ambiente de exposição.

De acordo com o coordenador da Escola de Artes Visuais do Cefart, Lucas Amorim, a proposta traz uma reflexão sobre o tempo em que vivemos, ampliando nossa capacidade perceptiva dos acontecimentos cotidianos por meio da arte e de nossas afinidades afetivas.

Grande Galeria - Alejandro Corujeira (Crédito: Paulo Lacerda/FCS)

“Esse curso vai potencializar as reflexões feitas pela curadoria da 33ª Bienal de São Paulo pela introdução aos conceitos da arte contemporânea, visita mediada à exposição e uma atividade prática. Ao final das atividades, espera-se que os participantes consigam compreender as potencialidades plásticas para a criação de um objeto artístico, bem como identificar a diversidade das características, procedimentos e técnicas usadas por artistas visuais”, explica Amorim.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui, até 21/3. O curso acontece das 14h às 17h e tem carga horária total de 10 horas. O resultado será divulgado às 18h, de 22 de março, no site da Fundação Clóvis Salgado: www.fcs.mg.gov.br.

Itinerância da 33ª Bienal

No ano passado, o Pavilhão Bienal recebeu 12 projetos individuais selecionados pelo curador-geral Gabriel Pérez-Barreiro e sete mostras coletivas organizadas por artistas-curadores convidados.

Segundo o crítico italiano responsável pela curadoria das itinerâncias, Jacopo Crivelli, as mostras foram concebidas como novas experiências em relação ao projeto original, de maneira que não replicassem literalmente o que foi visto em São Paulo.

Em Belo Horizonte, todas as galerias de artes visuais da Fundação Clóvis Salgado e o Cine Humberto Mauro recebem obras de 16 artistas que integraram a edição 2018 da Bienal, em suportes variados. Entre eles, estão trabalhos de Waltercio Caldas, Tamar Guimarães, Alejandro Corujeira, Roderick, Sofia Borges, Sara Ramo e Maria Laet.

Visitas mediadas

Os interessados podem agendar visitas mediadas com professores da Escola de Artes Visuais do Cefart. Com o propósito de ampliar a experiência estética de públicos diversos e difundir conceitos da arte e cultura contemporânea, a Fundação Clóvis Salgado também oferece acompanhamento para professores e educadores, como apoio ao planejamento da visita de grupos à exposição.

Os agendamentos para visita e a assessoria são gratuitos e realizados exclusivamente pelo e-mail agendamento.galerias@fcs.mg.gov.br.


Serviço:

O que me diz o objeto? Percepções sobre o objeto artístico na contemporaneidade
Inscrições:
até 21 de março | https://bit.ly/2UuKehz 
Valor: Gratuito
Realização do curso: entre 27 e 29/3
Local: Cefart – Sala 2
Informações para o público: (31) 3236-7400