FestCurtasBH aborda a temática dos sonhos na 24ª edição

  • ícone de compartilhamento

Com inspirações entre o fazer cinematográfico e o ato de sonhar – seja de olhos fechados ou não – a Fundação Clóvis Salgado (FCS) realiza mais uma edição do tradicional Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestCurtasBH). O festival acontece entre os dias 14 e 23/10 e celebra o marco de maior número de filmes nacionais inscritos em uma única edição: de 2.690 inscrições recebidas por 110 países, 946 foram nacionais e abrangeram todos os estados do Brasil. O festival exibirá 148 filmes, entre mostras competitivas, paralelas e especiais, distribuídas ao longo de 46 programas.

Com acesso gratuito ao público, o 24º FestCurtasBH conta com sessões de filmes – com destaque para exibições em película 35mm e 16mm, comentários, mesa-redonda, debates, exposição, show de abertura, além da oficina de crítica “Corpo Crítico”, que chega à quinta edição consecutiva. O público poderá, ainda, ter acesso on-line a parte das sessões fílmicas na plataforma CineHumbertoMauroMAIS durante o período de 14 a 24/10.

A programação é presencial e ocupa os espaços do Cine Humberto Mauro, Sala Juvenal Dias e Galeria Aberta Amílcar de Castro, no Palácio das Artes. A mostra conta, também, com a ocupação do Espaço Mari'Stella Tristão pela artista plástica Efe Godoy, que entrelaça seu hibridismo entre desenho, pintura, música e performance à proposta do festival, com uma exposição individual inédita. Com abordagens que perpassam a reflexão de gênero e o onírico nas artes, as obras de Efe retratam frequentemente animais e plantas em simbiose com o humano, além de aspectos da vida cotidiana, da memória e do passar do tempo. A exposição gratuita Para Sonhar Imagens de Transformação tem curadoria de Matheus Antunes e ficará em cartaz do início do festival até 30/10.

Veja a programação completa no site do FestCurtasBH.