Feira livre no distrito de Ravena retoma atividades após três anos

A Feira Livre de Produtores de Ravena, distrito de Sabará, na região Central, retomou as atividades, após três anos de paralisação. A suspensão do evento se deu em decorrência da pandemia da covid-19. A iniciativa é fruto de parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a prefeitura, sendo importante espaço de comercialização da agricultura familiar.

Com o retorno das atividades, neste ano de 2023, dez agricultores familiares estão comercializando seus produtos. Todos são assistidos pela Emater-MG. A prefeitura doou para o grupo 23 toneladas de adubo orgânico, o que vai ajudar a melhorar, ainda mais, a qualidade das lavouras.

“A região sempre foi referência na produção de banana de qualidade, de sabor diferenciado do restante do mercado mineiro, e também da produção de quitandas tradicionais, derivadas da fruta”, explica a extensionista Shelen Mainénte.

No espaço são comercializados doces, bebidas, hortaliças, frutas e artesanatos. A produtora Maria Antônia falou sobre a importância do retorno da feira: “Foi bom tanto para nós vendedores, como para os moradores de Sabará. Aqui, não tínhamos como vender muito. Agora, mais pessoas terão a oportunidade de experimentar nossos produtos’’, comentou.

O retorno da feira traz de volta boas oportunidades de venda e geração de renda para os feirantes. Além de alimentos, o espaço conta com atrações culturais. A feira funciona aos sábados, das 7 às 14 horas, na Praça Nossa Senhora da Assunção, de Ravena.