Fapemig lança e-book e podcast sobre mulheres brasileiras na ciência

Para marcar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado nesta terça-feira (11/2), o projeto Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), lança o segundo volume do e-book Mulher faz Ciência, em conjunto com um podcast sobre o assunto. O objetivo é inspirar jovens e despertar o seu interesse para conhecer e seguir a carreira científica.

A série, com 13 episódios, reúne as entrevistas feitas pela jornalista Alessandra Ribeiro, autora do e-book, com as cientistas retratadas. O material em áudio traz informações adicionais e ficará disponível nos principais agregadores de podcast.

O e-book, disponível para download gratuito, apresenta perfis de dez cientistas brasileiras, dentre estudantes promissoras e pesquisadoras veteranas. Neste volume, dois nomes foram indicados pelo público, por meio de interações nas mídias sociais do projeto Minas Faz ciência: a historiadora e antropóloga Jane Beltrão, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA); e a química Glaura Goulart Silva, vice-coordenadora do Centro de Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (CTNano/UFMG).

O prefácio do livro foi escrito pela física mineira Gabriela Barreto Lemos, uma das ganhadoras da Medalha Mietta Santiago, em 2019. A homenagem é concedida pela Câmara dos Deputados para destacar iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres.

Conheça as personagens do e-book e do podcast:

Alessandra Abe Pacini

Física, mestre e doutora pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já operou o telescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, um dos maiores do mundo, e esteve duas vezes na Antártica. É autora da série de livros Girls in Space, voltada para o público infantil.

Anna Luísa Beserra

Formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi a primeira brasileira a vencer o Prêmio Jovens Campeões da Terra, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). É inventora do Aqualuz, equipamento produzido com garrafas PET que trata a água da chuva captada em cisternas a partir da exposição à luz solar.

Ana Paula Castro de Paula Nunes

Formada em Engenharia Aeronáutica na Universidade de Brasília, é estagiária do Escritório das Nações Unidas para Assuntos Espaciais (Unoosa), na Áustria. Aos 27 anos, participou de uma missão da Agência Espacial Europeia, que simula o ambiente lunar no Havaí.

Camille Etienne Rodrigues Teixeira

Aluna do curso técnico em Química do Instituto Federal Fluminense (IFF). Aos 16 anos, foi responsável pela elaboração do Teorema de Etiene, publicado em uma revista especializada da área da Matemática.

Celina Turchi

Médica, eleita pela revista Nature uma das cientistas mais importantes, em 2016, e pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo, em 2017. Teve atuação decisiva na descoberta da associação entre a infecção pelo vírus da zika na gestação e a epidemia de nascimentos de crianças com microcefalia no Brasil, em 2015.

Glaura Goulart Silva

Professora do departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (Icex/UFMG). É vice-coordenadora do Centro de Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (CTNano/UFMG), inaugurado em 2019, dentro do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

Jane Beltrão

Historiadora e antropóloga. Pesquisadora das questões de gênero e formadora de povos indígenas e quilombolas. Ajudou a criar as políticas afirmativas na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde é professora titular.

Juliana Estradioto

Primeira colocada na categoria “ciências materiais” da Intel Isef 2018, maior feira internacional de ciência e engenharia para estudantes do ensino médio. Ganhadora do Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2018, e da 24ª edição do Prêmio Cláudia, organizado pela Editora Abril, na categoria Inovação e Ciências.

Luisa Massarani

Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, rede de grupos de pesquisa nacionais e internacionais sediada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Foi repórter e editora das revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das crianças.

Maria Zaira Turchi

Professora emérita da Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretora do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. De 2017 a 2019, presidiu o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).