Fapemig esclarece dúvidas sobre Tríplice Hélice e divulga Programa Centelha

  • ícone de compartilhamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) está com diversas oportunidades abertas. Dentre elas duas se destacam a Chamada Tríplice Hélice: interação Governo – ICT – Empresa e o Programa Centelha – MG, que estão em sua primeira edição. 

De acordo com o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, a abertura de chamadas nesses novos modelos visam a fomentar a interação universidade e empresas. “As empresas precisam aumentar a sua produtividade, serem mais competitivas, e nada melhor do que conhecimento técnico e científico para proporcionar isso”, pontua. 

A fundação está promovendo workshops em universidades e instituições mineiras parceiras para divulgar e esclarecer dúvidas, com objetivo de explicar as propostas dessas oportunidades.

Programação:

  • 16/10 – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)

Horário: 9h30

Local: Auditório da Faemg – Avenida Carandaí, 1.115, Funcionários.

  • 17/10 – Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC)

Horário: 8h30

Local: BH-TEC, Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, Engenho Nogueira.

Inscrição pelo Symplabit.ly/conexaobhtec

Mais informações aqui.

  • 18/10 - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)

Horário: 9h

Local: Auditório do BDMG, Rua da Bahia, 1.600, Lourdes.

 

  • 24/10 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Horário: 9h30

Local: Auditório B 106-CAD3 – Avenida Pres. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha.

 

Chamadas Públicas

Tríplice Hélice: interação Governo – ICT – Empresa objetiva transformar tecnologias desenvolvidas por equipes de pesquisadores em novos produtos, serviços e processos para o mercado. A chamada diferencia-se por focar em tecnologias que já tenham a requisição de proteção intelectual perante os órgãos competentes, no Brasil e/ou exterior. 

Ao todo, serão investidos R$ 60 milhões nos projetos aprovados. As propostas devem ser enviadas por meio do sistema Everest até o dia 4 de novembro. Saiba mais aqui.

Já o Programa Centelha busca estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias. O programa está em busca de pesquisadores e empreendedores com uma ideia, de base tecnológica, que já esteja na inovação, mas que não têm dinheiro para botá-la em prática.

A chamada recebe propostas até o dia 30 de outubro. Saiba mais aqui.