Faop anuncia artistas selecionados para Galeria de Arte Nello Nuno em 2023

  • ícone de compartilhamento

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop)  divulgou o resultado do processo seletivo do Edital Nº 03/2022 para ocupação da Galeria de Arte Nello Nuno em 2023. A 19ª edição do processo garante um calendário intenso de exposições para o próximo ano. 

A comissão julgadora foi composta por pessoas de relevante atuação profissional na área de artes e cultura: César Teixeira de Carvalho, Maria Isabel do Amaral Gurgel, Alex Sandro Calheiros de Moura e Lara Brandão Alves (que substituiu Wagner Nardy).

Selecionados

Ao todo, foram avaliadas 26 propostas e selecionadas dez que se enquadram no Edital 03/2022. A seleção foi feita de acordo com critério de qualidade dos trabalhos, adequação ao espaço expositivo e apresentação de documentação completa.

Confira os nomes dos artistas que tiveram propostas selecionadas:

1. Rafael Fonseca da Mata

2. Jean Marcel Belmonte

3. Neide Célia Pimenta Peixoto

4. Ana Elisa Neves Correa

5. Adilson Lopes

6. Caio Mateus Silva

7. Sylvia Meire Vartuli Yokoo

8. Domingos Sávio Reale Pereira

9. Júlia César de Almeida Pacheco

10. Denise Souza da Silveira

A galeria

O espaço de arte da Faop leva o nome de Nello Nuno (1939 - 1975), pintor que faleceu precocemente deixando um acervo significativo no contexto da arte mineira e brasileira. Nello foi também co-fundador da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco, no final dos anos 1960.

A galeria é um centro de divulgação das manifestações da arte e dos conceitos de conservação e restauração. Os eventos realizados ali são gratuitos e tem como objetivo promover e estimular a criatividade e o conhecimento, oferecendo à comunidade um espaço aberto para discussões, apreciação de obras e estudo da produção artística contemporânea.

A galeria, localizada no centro histórico de Ouro Preto, já recebeu grandes nomes como Annamélia Lopes, Fani Bracher, Leo Brizola, Breno Barbosa, Ligia Taka e Guilherme Mansur.