Fábrica instalada na Penitenciária de Uberlândia entrega mais de mil lençóis a hospitais municipais      

  • ícone de compartilhamento

Os hospitais municipais de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, receberão mais de mil lençóis da linha de produção do projeto Pontos que Unem, desenvolvido dentro da Penitenciária de Uberlândia I, instalada na zona rural do município, em parceria com a prefeitura. As atividades tiveram início em abril de 2022 e, desde então, os detentos já fabricaram e entregaram cerca de 1,3 mil itens para atender às instituições de saúde do município, que necessitam de roupas de cama novas, com frequência e rapidez.   

No momento, quatro detentos trabalham de segunda a sexta-feira em uma oficina instalada ao lado de um pavilhão da penitenciária. Na próxima segunda-feira (24/10), o efetivo passará a ser de oito profissionais.   

No local, os detentos cortam os tecidos, costuram e depois passam a ferro os lençóis. O material sai da unidade prisional e vai para uma área própria para ser esterilizado. Os tecidos usados na produção são disponibilizados pela prefeitura. Com o material, a oficina produz uma média de 60 lençóis por semana. O projeto proporciona inúmeros benefícios, auxiliando no processo de ressocialização dos presos e facilitando a aquisição dos produtos pela administração municipal.   

História do projeto  

Tudo começou em 2020, no início da pandemia, quando uma oficina foi instalada na Penitenciária de Uberlândia I, devido à demanda por máscaras para hospitais e instituições públicas. A iniciativa superou as expectativas, graças ao volume de produção e à qualidade dos materiais. Então, em abril deste ano, veio a ideia de transformar a produção de máscaras em confecção de lençóis, visto que os hospitais, postos de emergência e postos de saúde sempre precisavam de roupas de cama. Ainda em abril, os detentos iniciaram na linha de produção, após passarem por capacitação.   

Serviço 

Cerimônia de entrega de lençóis do Projeto Pontos que Unem para hospitais do município  

Data: 24/10/2022 (segunda-feira)   

Horário do evento: 15h    

Local: Prefeitura Municipal (Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600 - Bairro Santa Mônica - Uberlândia) 

Atendimento à imprensa: O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, e o diretor de Trabalho e Produção, Paulo Duarte, estarão disponíveis para comentar a ação. 

O diretor-geral da Penitenciária de Uberlândia I, Júlio César Ferreira, e o diretor de atendimento da unidade, Leandro Melazzo, também estarão presentes, além de representantes da prefeitura.