Evento #Vem Pra Minas #VemPraUbá abre oportunidades de negócios para polo moveleiro  

  • ícone de compartilhamento

“Foi um gatilho para o crescimento do polo moveleiro de Ubá”. A frase do prefeito Edson Teixeira Filho expressa bem o sentimento dos participantes do evento #Vem Pra MInas #Vem Pra Ubá, realizado em 26 e 27/1, pela Invest Minas, Prefeitura Municipal de Ubá e pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Mobiliário de Ubá (Intersind).

O encontro reuniu empresários locais, integrantes da cadeia produtiva, gestores do Governo do Estado e líderes de algumas das maiores empresas do e-commerce brasileiro em debates sobre novas oportunidades de negócios no setor, além de abordar a atração de investimentos para a região. Vale registrar que, poucas horas depois do encontro, a cidade recebeu contatos para novos investimentos.   

Com todas as vagas presenciais preenchidas (respeitando os cuidados sanitários impostos pela pandemia) e com transmissão on-line, o primeiro dia de evento foi dedicado a fornecedores do polo moveleiro e de outros setores. Houve apresentações de técnicos do Governo do Estado demonstrando os incentivos fiscais e benefícios disponíveis para novos investimentos.   

 Gigantes da logística

Já o segundo dia do evento teve como foco o e-commerce como ferramenta de vendas para o varejo, visando a expansão de negócios e a geração de empregos. Participaram representantes de gigantes da logística nacional como Amazon, Mercado Livre, Via, Tok Stock, Mobly, Edmil e Madeira Madeira, que falaram das novas tendências no ambiente digital.   

O diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho, destaca que a modernização é o melhor caminho para as empresas de Ubá alcançarem novos mercados rapidamente. “Os gestores de e-commerce foram transparentes em relação à necessidade de modernização. Nós ainda não exploramos todo esse potencial, no entanto, deu para ver que muitos empresários entenderam a necessidade urgente de se modernizar e acredito que haverá uma transformação em relação a isso na cidade”, prevê.   

Caminho facilitado 

Para o presidente do Intersind, Aureo Calçado Barbosa, Ubá tem tudo para atrair grandes investidores nacionais e internacionais. Segundo maior polo moveleiro do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, o município possui vantagens em relação a outras regiões produtoras. “Temos uma localização bastante privilegiada, próxima aos grandes centros de consumo do Sudeste e também com fácil acesso ao Nordeste. A realização deste evento foi um grande passo para despertar o interesse em Ubá não só de empresas de logística, mas também de fornecedores de matéria-prima e componentes importantes para a fabricação”, afirma.   

 As empresas de fabricação de móveis já estão instaladas em Ubá e em mais 24 municípios do entorno, impactando a vida de 400 mil habitantes. O setor é responsável por gerar, sozinho, 20 mil empregos diretos na região.   

 O município de Ubá aderiu recentemente ao programa Minas Livre para Crescer do Governo do Estado, que tem o objetivo de diminuir a burocracia e os custos para novos empreendimentos. Desde o lançamento, 190 prefeituras mineiras publicaram decretos de adesão às diretrizes da iniciativa, tornando-se mais atrativas para investidores.   

 Novos empreendimentos  

 No evento, a prefeitura apresentou aos participantes algumas ações que foram tomadas para desburocratizar a instalação de novos empreendimentos, com repercussão imediata. “Ficamos até surpresos porque, já no dia seguinte ao evento, duas grandes empresas nos procuraram interessadas em saber mais informações sobre o município e a possibilidade de se instalarem aqui. Isso mostra que o #Vem Pra Ubá cumpriu o objetivo de apontar os caminhos possíveis. Agora, temos que trabalhar para consolidar os investimentos e estruturar a cidade para receber outras empresas”, afirmou o prefeito Edson Teixeira.   

 O gestor ainda agradeceu à Invest Minas e ao Governo do Estado pela mudança de postura em relação aos municípios que querem atrair investimentos. “Melhorou demais a interlocução com o governo. Antes, era muito difícil conversar, não sabíamos nem a quem procurar. Hoje, sabemos claramente quem pode nos ajudar e realizar parcerias no desenvolvimento da nossa cidade”, considera.    

Aureo Barbosa também notou a diferença de tratamento dado aos empresários. “Eu senti que a equipe da Invest Minas chegou aqui com grande abertura para um diálogo, coisa que não tínhamos em gestões passadas”, conclui o presidente do Intersind.