Especialistas participam de maratona tecnológica sobre barragens na Holanda

  • ícone de compartilhamento

Especialistas em geotécnica e em geoprocessamento de mineração do Brasil e da Holanda participaram, em Delft na Holanda, de uma maratona tecnológica (hackaton) voltada para barragens de rejeitos de mineração. Organizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), em parceria com o laboratório holandês Deltares, responsável por monitorar barragens nos Países Baixos, a ação envolveu técnicos para análise e testes de metodologias de monitoramento remoto de barragens por satélite usadas no país, tomando por base estudo de casos de estruturas brasileiras.

Na prática, o projeto do laboratório permitiria verificar alterações de uso e ocupação de solo nas áreas a jusante da barragem, além da presença de vegetação, áreas sensíveis ou protegidas, entre outros espaços. Na ocasião, pesquisadores e outras referências da área cuidaram de avaliar possíveis impactos ambientais da proposta.

O encontro foi uma continuidade da visita realizada em abril deste ano, quando uma comitiva de órgãos públicos viajou à Holanda para apoio técnico sobre gestão ambiental e segurança de diques e barragens.  Desta vez, a comitiva contou com a participação da servidora da Superintendência de Projetos Prioritários (Suppri) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Karla Brandão.

Monitoramento

Segundo a Agência Nacional de Mineração, no Brasil e em outros países, há necessidade urgente de melhorar o monitoramento de barragens de rejeitos, tanto as em operação quanto as inativas, além de tentar prever falhas potencialmente catastróficas.

Tecnologias inovadoras, como o uso de sensores remotos (satélites), integração de dados, inteligência artificial e sistemas de alerta oferecem oportunidades para atingir esse objetivo. O principal desafio é integrar as diferentes tecnologias em uma estrutura que atenda às necessidades dos usuários finais brasileiros e da sociedade em geral.