ESP e SES-MG lançam livro sobre o trabalho e as vivências nos Centros de Atenção Especializada do estado

  • ícone de compartilhamento

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançaram o livro “Escritas e Vivências nos Centros Estaduais de Atenção Especializada de Minas Gerais”, em formato digital. A publicação retrata, com olhar ampliado, histórias de serviços, profissionais e usuários na atenção especializada do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

O livro é uma produção com o Selo da Editora ESP-MG, com editoração e organização realizadas por equipes da escola e autoria dos textos e capítulos das trabalhadoras e trabalhadores da SES-MG, atuantes em 25 Centros Estaduais de Atenção Especializadas (Ceae) e também na Coordenação de Atenção Especializada Ambulatorial (Caea).

Participaram da mesa de abertura do lançamento, nessa quinta-feira (16/3) o superintendente de Educação e Pesquisa da ESP-MG, Paulo Mendes; a superintendente de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG, Amanda Guias S. Silva; a diretora de Ações Especializadas da SES-MG, Fernanda Vilarinho Jorge; e a coordenadora de Atenção Especializada Ambulatorial da SES-MG, Tâmara Souza.

Para Paulo Mendes, publicações como esta são fundamentais para o registro histórico das experiências no trabalho em Saúde. “Estas obras marcam gerações. Parabenizo e agradeço a todos os organizadores e autores por mais esta bela e importante contribuição para o acervo da saúde pública mineira”, enfatiza.

Amanda Guias agradeceu a importante parceria com a ESP para o lançamento do livro e disse que a publicação permitiu compartilhar o registro das vivências no território e nos serviços. “Essa publicação dá luz ao trabalho e à importância que o Ceae tem na vida da população que precisa do SUS. Estou muito feliz, esse livro vai ser muito importante para SUS e para fortalecermos os Ceaes e a atenção especializada em nosso estado”, completa.

Após a mesa de abertura, os autores do livro, trabalhadores dos Ceaes/SES de diversos territórios do estado, contaram suas experiências com o trabalho e com a escrita. Foi um momento emocionante e também de orgulho pela produção da publicação.

Para encerrar a manhã, foi realizada palestra “Possibilidades e desafios para o fortalecimento dos Centros Estaduais de Atenção Especializada de Minas Gerais, na Perspectiva do trabalho em rede”, conduzida por Wagner Fulgêncio, da Coordenação Materno Infantil da SES.

Ao longo dos 28 capítulos, o livro conta, sobretudo, histórias de vida sobre alegrias, trabalho, luto, medo, vínculo, morte e nascimento. Relata como ações do cotidiano podem mudar formas de pensar e multiplicar conexões entre profissionais, usuários e serviços do Sistema Único de Saúde nos mais diversos territórios mineiros.

Clique aqui para ler ou fazer download do livro.