Epamig participa da 4ª Festa do Azeite Novo, em Maria da Fé

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) participa nesta semana da 4ª Festa do Azeite Novo, em Maria da Fé. O evento que acontece de sexta-feira (7/4) a domingo (9/4), celebra a colheita das azeitonas e a produção dos azeites e, em 2023, comemora também os 15 anos da primeira extração de azeite extravirgem no Brasil, realizada pela Epamig no município.

A Epamig participará da programação com duas palestras e contará também com um estande institucional, para plantão técnico e atendimento ao público. O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Luiz Fernando de Oliveira, vai apresentar o tema "15 anos da extração do 1º azeite de oliva extravirgem ", na sexta-feira.

“As primeiras oliveiras chegaram a Maria da Fé por volta de 1935, com o imigrante português Emídio Ferreira e muita história foi percorrida até o marco da extração pioneira em 29 de fevereiro de 2008. Nesses quinze anos, a olivicultura da Serra da Mantiqueira evoluiu bastante, saímos dos 40 litros de azeite em 2008 para 120 mil litros no ano passado. Ainda há muito a evoluir, mas temos muito a celebrar: a qualidade do nosso azeite, os produtos derivados da atividade, os prêmios e o olivoturismo que está em crescimento na região”, destaca Luiz Fernando.

No sábado (8/4), os engenheiros agrônomos Patriciani Cipriano e Pedro Moura vão ministrar a palestra "Contribuições da Epamig para a olivicultura: conquistas e desafios ".

"O trabalho realizado pelos pesquisadores da Epamig foi pioneiro e permitiu a introdução e instalação da olivicultura na Região Sudeste, em especial na Serra da Mantiqueira. Sabemos que ainda há muitos desafios pela frente, com a necessidade de estudos em diversas áreas, como fertilidade do solo e nutrição de plantas, otimização dos fertilizantes aplicados, de modo a proporcionar aumento da produtividade e manutenção da qualidade excelente dos azeites produzidos na região e temos trabalhado nisso”, afirma Patriciani.

Celebrar a colheita

A Epamig foi uma das idealizadoras da Festa do Azeite Novo e participa da programação desde a primeira edição em 2019. Neste ano é coorganizadora do evento, junto à Prefeitura Municipal e ao Sebrae. Os principais objetivos são a celebração da colheita (e do Azeite Novo) e estímulo ao turismo e à gastronomia, com palestras técnicas, visitas aos olivais, jantares e almoços festivos, dentre outras atrações.

“A Festa tem esse nome porque celebra o fim da colheita, o azeite recém produzido. E quanto mais novo é o azeite, mais pronunciadas são as características de aroma e frescor”, explica Pedro Moura que acrescenta: “A escolha da Semana Santa para a realização do evento se justifica por fatores especiais, essa é a época em que mais se consome azeite no mundo e que aqui no Brasil coincide com o fim da colheita, com o azeite fresco”.

4 ª Festa do Azeite Novo (Programação)

Data: 7 a 9/4/2023 (sexta-feira a domingo)

Palestras Epamig

Sexta-feira (7/4) – 19h: Apresentação na abertura oficial com o tema: "Contribuições da EPAMIG para a olivicultura".

Sábado (8/4) – 13h: "15 anos da extração do 1º azeite de oliva extravirgem: conquistas e desafios".