Epamig leva capacitação e genética de alta qualidade a produtores de leite

  • ícone de compartilhamento

Em mais uma ação do Projeto de Socialização de Tecnologias e Reprodutores Gir Leiteiro da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), pequenos produtores rurais do estado vão receber material genético de reprodutores de alta qualidade. Ao todo, o projeto da Epamig contemplará 40 associações de Minas.

Santa Vitória foi o primeiro município atendido pelo projeto. Os eventos de entrega oficial do reprodutor e de capacitação aconteceram, nesta quarta-feira (13/3), na Fazenda Mãe do Ouro, no distrito de Barra do São Jerônimo. Na quinta (14/3), é a vez do Assentamento TA Nova Jubram receber a programação.

De acordo com o coordenador do projeto e de Transferência e Difusão de Tecnologia da Epamig Oeste, Reginerio Soares Faria, a partir de edital, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com envolvimento de sua equipe de Desenvolvimento Agrário, selecionou inicialmente 14 associações comunitárias para receber o benefício. Segundo Faria, levar o material genético e os resultados das pesquisas da empresa para as associações de pequenos produtores rurais vai possibilitar o melhoramento genético dos rebanhos.

“A utilização de reprodutores de comprovada genética leiteira e fertilidade avaliada resultará no retorno do investimento de genética em lucro na atividade”. Ele comunica que as informações sobre os reflexos do uso desta tecnologia e da capacitação realizada em cada comunidade serão acompanhadas pelo técnico local da Emater.

Na estratégia, o pesquisador da Epamig Oeste, André Penido Oliveira, vai ministrar curso sobre “Manejo Reprodutivo e Amansamento de Novilhas no Pré-parto, Visando Melhoria do Temperamento na Ordenha”. Ele comenta que vai concentrar sua abordagem nos cruzamentos da raça Gir, estratégias para aumentar eficiência reprodutiva do rebanho, nutrição e ambiência, relação entre a produção de leite e reprodução, além do comportamento animal e amansamento da vaca.

“Os cuidados e fatores que interferem para o animal emprenhar, a importância econômica disso dentro da propriedade, além da reconcepção do animal, são assuntos que os produtores buscam. Por isso, além de demonstrar o intervalo correto entre partos, o que representa lucratividade na produção de leite, vamos apresentar índices e resultados de um estudo sobre manejo do afago animal e a sua influência na fazenda”, informa.

Já o pesquisador da Epamig Oeste, Leonardo de Oliveira Fernandes, assume a realização do curso sobre “Manejo do Sistema de Produção do Gir Leiteiro da Epamig”, no qual os produtores vão conhecer práticas de ordenha, pastagens, alimentação e reprodução. Além disso, serão apresentadas as técnicas de manejo da pastagem para vacas em lactação e metodologias de fornecimento de ração concentrada para complementar os nutrientes fornecidos pela forrageira em condições de pastagem da fazenda.

Outro destaque da capacitação é a abordagem sobre o manejo nutricional das vacas em lactação para o período da seca. Neste contexto, a empresa trabalha com a utilização de silagem de milho como volumoso e ração concentrada fornecida de acordo com a produção de leite. Será apresentado, ainda, o manejo de ordenha, que visa à obtenção de leite de qualidade e redução da mastite.

Segundo Fernandes, os participantes terão acesso a metodologias de manejo reprodutivo de vacas da raça Gir, técnicas que têm possibilitado idade de 37 meses ao primeiro parto e intervalo de partos de 13,5 meses.

O Projeto de Socialização de Tecnologias e Reprodutores Gir Leiteiro da Epamig é realizado pela parceria da empresa com Emater, Anater, prefeituras, associações de produtores rurais e Ministério Público do Trabalho.

Outras informações sobre o projeto: (34) 3251-1895.