Epamig integra ranking das melhores empresas de serviços agropecuários

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está, mais uma vez, entre as cinco melhores empresas de serviços agropecuários do Brasil. O anúncio ocorreu durante a premiação Melhores do Agronegócio, realizada pela Revista Globo Rural, na quarta-feira (30/11).

O Prêmio Melhores do Agronegócio avalia empresas de diversos segmentos do setor, com base nos resultados financeiros do ano anterior, como receita líquida, endividamento, liquidez e margem - que equivalem a 70% da pontuação -, e indicadores de responsabilidade socioambiental, que têm peso de 30% na nota final. A metodologia é desenvolvida pela Serasa Experian.

A Epamig foi a mais bem pontuada entre as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), como foi também em 2021.  A Diretoria Executiva da Empresa atribui o desempenho às diretrizes adotadas nos últimos anos que têm contribuído para a melhoria da gestão financeira, administrativa e de pesquisa.

“Ficamos muito felizes e orgulhosos e agradecemos o empenho de todos os nossos colaboradores, nas diferentes áreas: pesquisa, administração, campo e apoio. A Epamig caminha para os 50 anos e está em aprimoramento constante. Neste ano de 2022, passamos a disponibilizar ensino superior com graduação em duas áreas importantíssimas, Tecnologia em Laticínios, no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora e, Agropecuária de Precisão, no Instituto de Tecnologia de Agropecuária de Pitangui, e já estamos com as pré-inscrições abertas para o próximo semestre”, destaca a diretora-presidente da empresa, Nilda Soares.

Resultados

O diretor de Administração e Finanças, Leonardo Kalil, conta que nos últimos anos a Epamig tem tido resultados financeiros positivos e ressalta que o gerenciamento desses números tem sido possível graças ao Sistema de Gestão Integrada (SGI), implantado em 2019. “Atualmente, temos ferramentas de gestão à vista e envolvemos ao máximo os colaboradores das diversas áreas e unidades da empresa nesses processos, o que facilita a tarefa de alcançar metas e potencializar nossas entregas”, afirma.

O diretor de Operações Técnicas, Trazilbo de Paula, aponta os avanços na área da pesquisa, atividade fim da empresa. “Nossas linhas de pesquisa estão agrupadas em dez programas estaduais e em um programa especial, que buscam atender áreas tradicionais como cafeicultura, bovinocultura e produção de leite e derivados e inovadoras como a biotecnologia. Nos últimos anos temos nos aproximado bastante da gastronomia, por meio dos trabalhos com azeitona e azeite, uva e vinho, queijos artesanais e industriais, hortaliças PANC e flores comestíveis, entre outros, e nos voltado para a sustentabilidade e a busca de boas práticas no manejo de plantas e de animais, como forma de atender aos anseios de produtores rurais e consumidores”.

Anuário

As edições impressa e on-line do Anuário do Agronegócio serão disponibilizadas em breve. A publicação trará o ranking completo com as 500 maiores empresas do setor. Além da categoria serviços agropecuários, também foram premiadas empresas nas áreas de alimentos e bebidas; atacado e varejo; aves e suínos; bioenergia; comércio exterior; cooperativas; defensivos agrícolas; fertilizantes; frutas, flores e hortaliças; indústria de café; indústria de carne bovina; indústria de soja e óleo; laticínios; máquinas e equipamentos agropecuários; massas e farinhas; nutrição animal; produção agropecuária; reflorestamento, celulose e papel; saúde animal e sementes. E quatro categorias especiais: Destaque entre pequenas e médias empresas; Campeã em sustentabilidade; Maior entre as 500; e a Campeã das campeãs.