Epamig é homenageada em programação do 25º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

  • ícone de compartilhamento

A Epamig recebe homenagem pela adaptação e difusão da técnica Dupla Poda da Videira e seu papel fundamental na nova produção de vinhos finos e nobres de inverno durante programação do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes deste ano. A homenagem ocorre na noite desta sexta-feira (19/8), durante a inauguração do hub.S do Senac em Minas.

Entre os temas enfocados na edição de 2022, está a produção de vinhos, que remonta como tradicional em Minas Gerais. Em resgates históricos, celebrando os 200 anos da Independência do Brasil e 2022 como o Ano da Mineiridade, o Senac em Minas colocou em evidência a produção de vinhos do Caraça que, 100 anos atrás (1922), foi condecorado com Selo de Excelência, pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores do Brasil, pela produção de vinhos brancos. Recentemente, a tecnologia da Dupla Poda da Videira, adaptada e difundida pela Epamig, tem possibilitado a produção de vinhos finos na região cafeeira do Sudeste brasileiro e em áreas do Cerrado brasileiro e da Chapada Diamantina. Os vinhos obtidos pela técnica chegaram ao mercado no início dos anos 2010 e logo conquistaram espaço, atestando qualidade e diferenciação.

Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil (1822 – 2022), ao Ano da Mineiridade (2022), e marcando os 100 anos do Selo de Excelência, o Programa Primórdios da Cozinha Mineira, uma parceria do Senac em Minas e o Santuário do Caraça, vai estender a honraria recebida há um século à Epamig, pelo avanço proporcionado à vitivinicultura mineira e nacional.  A homenagem será extensiva, ainda, aos produtores integrantes da Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno - Anprovin, que utilizam a Dupla Poda da Videira e têm contribuído para elevar os patamares da vitivinicultura no que se refere à qualidade e à representatividade dos vinhos finos com consequente fortalecimento da gastronomia mineira e nacional.

Nova safra

O momento marca também o lançamento da safra 2021 dos vinhos Epamig, com novo rótulo e nova classificação. Com boa maturação e potencial de guarda, o Syrah Epamig 2021 chega como um vinho nobre e não somente um vinho fino. A Empresa terá quantidade limitada de garrafas à venda na loja do espaço compartilhado do hub.S em Tiradentes, neste sábado (20/8), durante o festival.

De acordo com o enólogo da Epamig, Lucas Amaral, a safra de 2021 foi beneficiada por situações bastante propícias nas condições climáticas. “Com isso conseguimos identificar que era possível elaborar vinhos Syrah da categoria Gran Reserva, linha inédita de produtos. A decisão foi tomada após nossa equipe do Campo Experimental de Caldas, no Sul do estado, constatar que a safra de uvas colhidas em agosto de 2021 possuía características e qualidades superiores para originar vinhos mais elaborado”, explica.

No domingo (21/8), ele participa ainda do Workshop Vinhos Mineiros, dos “Primórdios” da Vitivinicultura em Minas Gerais aos vinhos mineiros contemporâneos, no hub.S no Largo das Forras.

Dupla poda da videira

A adoção da técnica da dupla poda da videira fez com que o Sudeste brasileiro conquistasse espaço na produção nacional de vinhos finos. O método, adaptado pela Epamig, consiste na inversão do ciclo da videira pela realização de duas podas anuais, o que possibilita que o período de maturação e de colheita das uvas aconteça no inverno, período com menor incidência de chuvas e elevada amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite).

“Os vinhos de inverno produzidos aqui no Sudeste têm padrão de qualidade reconhecido em concursos nacionais e internacionais. Essa qualidade chamou a atenção do setor produtivo que vem investindo na formação de novos vinhedos e na construção de vinícolas. Hoje, já encontramos vinhedos em oito das 12 mesorregiões de Minas, além de áreas produtoras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, na região Centro-Oeste do Brasil e na Chapada Diamantina”, conta a pesquisadora coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da Epamig, Renata Vieira da Mota.

A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.