Epamig detalha ações voltadas para a promoção da integridade

  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) tem se mobilizado para construir um programa institucional de fomento à boa conduta, visando cumprir as diretrizes da Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI), estabelecida pelo Decreto Estadual n.º 48.419, de 2022. Uma comissão interna multidisciplinar foi formada para discutir os eixos propostos pela PMPI e para elaborar o Programa e o Plano de Integridade, que serão disseminados entre os colaboradores de todas as unidades da Empresa.

“A Epamig tem a ética e a transparência figurando entre seus valores principais e tem se mantido atenta às diretrizes estratégicas governamentais voltadas para essas pautas. Antes da adesão à PMPI, a Empresa já possuía, por exemplo, um Código de Conduta e Integridade e comissões de ética descentralizadas. Além disso, também já promovia ações de combate à fraude e à corrupção, por ter aderido ao Plano Nacional de Combate à Corrupção (PNPC)”, destaca a chefe da Assessoria de Governança e Estratégia da Epamig, e coordenadora da Comissão Interna de Integridade, Luciana Junqueira.

Segundo ela, a partir do momento em que a Empresa aderiu à PMPI, mostrando seu compromisso com o tema, a Diretoria Executiva constituiu uma comissão interna, composta por membros de diversos departamentos e divisões (tanto da sede em Belo Horizonte quanto de unidades no interior), que se reúne todas as semanas para debater as temáticas propostas e elaborar as etapas de formulação do documento oficial.

Luciana também ressalta a participação da comissão em capacitações sobre integridade, promovidas pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG). “É uma equipe muito comprometida que tem participado de eventos gratuitos sobre a temática, tanto online quanto presenciais em outras instituições. São temas novos e complexos de serem abordados, por isso estabelecemos uma agenda periódica e rotineira, o que tem facilitado nossos encontros para construirmos conjuntamente o Plano de Integridade, que será executado na Epamig continuamente, assim que for implementado, o que está previsto para maio de 2024”, detalha.