Epamig demonstra tecnologias durante Inova Campo em Barbacena

Produtores rurais de Barbacena e região tiveram a oportunidade de saber mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), durante o Inova Campo, promovido no sábado (5/11). No evento, realizado pelo Sebrae, seis estandes e sete palestras técnicas destacaram tecnologias da empresa nas áreas de floricultura, pragas do morangueiro, vitivinicultura (vinhos nobres, espumantes e uva de mesa), produção de cafés especiais, qualidade de queijos artesanais e olivicultura.

A coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Flores, Hortaliças e Plantas Medicinais da Epamig, Simone Reis, apresentou os trabalhos com floricultura realizados pelo Campo Experimental Risoleta Neves, em São João del-Rei, no Campo das Vertenes, e comentou a situação do setor que foi bastante prejudicado durante o período crítico da pandemia. “No caso das flores de corte, que são muito utilizadas pelo setor de eventos, tivemos vários registros de descarte da produção e de produtores que deixaram a atividade”.

Simone apresentou um panorama das pesquisas realizadas pela Epamig desde a criação do Núcleo Tecnológico em Floricultura em 2005. “Temos trabalhos relacionados ao cultivo de copo-de-leite; à adaptação de plantas tropicais às condições climáticas da região de São João del-Rei; à produção integrada de rosas, por meio de boas práticas agrícolas, do uso racional de adubos e defensivos e da introdução de biofertilizantes e adubos verdes; estudos para o reconhecimento de pragas e de insetos benéficos; e cultivo de flores comestíveis. Também estamos avaliando o sistema ebb and flood (semelhante à hidroponia), com três tipos de soluções nutritivas em circulação nas bacias onde as plantas são cultivadas, e participando do Ensaio Brasileiro de Girassol de Corte, com o teste de cultivo de 12 variedades”, enumerou.

O pesquisador Mário Sérgio Dias falou sobre as principais pragas que afetam o cultivo de morangos e chamou a atenção para os cuidados que devem começar já na escolha da área. “Trata-se de uma cultura cara que requer avaliação da região de cultivo, das condições climáticas, da umidade ou da falta de água. Além do preparo do solo e da escolha de mudas sadias. Mudas ruins geram plantas ruins e podem pôr a perder todo o investimento”. O pesquisador também destacou trabalhos de melhoramento genético para o desenvolvimento de cultivares nacionais de morango.

A pesquisadora Naíssa Bernardo apresentou estudos da Epamig que têm possibilitado a produção de vinhos finos e de espumantes de qualidade nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, na palestra “Uvas viníferas: avanços nos últimos 20 anos”. Os vinhos obtidos por meio da tecnologia de dupla poda da videira e os espumantes da Serra da Mantiqueira têm conquistado medalhas em concursos nacionais e internacionais e obtido destaque nos circuitos enogastronômicos. O pesquisador Paulo Norberto falou sobre uvas de mesa, citando aspectos fundamentais para quem deseja investir na atividade tais como: escolha da área, escolha de porta-enxertos, exigências climáticas, podas, produtividade e possibilidades de comercialização.

O tema produção de cafés especiais foi abordado pelo pesquisador Nedis Nadaleti, que apresentou os resultados já obtidos pelo projeto de “Validação de Unidades Demonstrativas de Café” no Cerrado Mineiro e no Sul de Minas, com destaque para a cultivar MGS Paraíso 2, que se mostrou produtiva e com potencial para a qualidade de bebida em várias das áreas avaliadas.

Os pesquisadores Junio de Paula e Daniel Arantes se revezaram para falar sobre a produção de queijos artesanais. Daniel abordou a caracterização dos queijos e o funcionamento do Centro de Pesquisa e Treinamento em Queijos Artesanais da Epamig, em São João del-Rei. Já Junio, que coordena o Programa Estadual de Pesquisa em Leite e Derivados, falou sobre os tipos de defeitos em queijos artesanais e sobre cuidados que devem se iniciar no monitoramento de doenças na vaca, como a mastite.

A última palestra teve como tema a produção de azeites. Na apresentação, o pesquisador Pedro Moura, falou sobre o pioneirismo da Epamig, responsável pela primeira extração nacional de azeite extravirgem no país, e sobre as linhas de pesquisa que vão do estudo da adaptabilidade das cultivares, à análise da qualidade do produto final. Os azeites da Serra da Mantiqueira têm conquistado prêmios em concursos pelo mundo e chamado atenção pelo frescor e pela qualidade.

O Inova Campo reuniu micro e pequenos produtores da agroindústria, agricultura e pecuária das regiões Zona da Mata e Campos das Vertentes, com a proposta capacitar e informar sobre tecnologias disponíveis e viáveis para as propriedades e negócios.