Diversidade linguística de Minas Gerais é tema de evento no campus da Unimontes

A Unimontes sediará em 2020, de forma inédita, o “Diverminas Sertão Gerais”, como é denominado o IV Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais. Este ano, o tema será “Linguagem, História e Memória” e o evento ocorre na primeira semana de abril, entre os dias 1 e 3/4, no campus de Montes Claros, com conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, minicursos e oficinas.

A realização conta com parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), idealizadora do evento, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGL) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras), ambos da Unimontes. Este ano completa-se uma década desde a realização do primeiro evento, em Ouro Preto, em 2010.

As inscrições como ouvintes podem ser feitas até 1/4. Para a apresentação de trabalhos científicos o prazo será entre os dias 20/2 e 14/3. O site oficial do evento é www.letras.ufmg.br/diverminas4/.

Objetivo

Para os organizadores, o grande objetivo do evento está na oportunidade de integrar professores, pesquisadores e alunos da graduação e da pós, além de ampliar a divulgação das pesquisas associadas à diversidade linguística e literária de Minas Gerais.

O VI “Diverminas Sertão Gerais” terá uma sessão de homenagens às professoras doutoras Maria Cândida Trindade Costa de Seabra e Constância Lima Duarte, pesquisadoras da UFMG e referências nacionais em Estudos Linguísticos (léxico) e Estudos Literários (escrita feminina), respectivamente.

A comissão científica envolve docentes da Unimontes, Ufop e UFMG, além das Universidades Federais de Viçosa (UFV), Fluminense (UFF), de Uberlândia (UFU), do Piauí (UFPI), do Triângulo Mineiro (UFTM), Lavras (Ufla), Vale do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), do Mato Grosso do Sul (UFMS) e ainda, da PUC-Minas, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Cefet-MG e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Serviço:

“Diverminas Sertão Gerais” - IV Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais

Datas: de 1/4 a 3/4

Local: Campus-sede da Unimontes - Avenida Professor Rui Braga, S/N, Vila Mauriceia, Montes Claros (MG)

Mais informações: diverminasiv@gmail.com e @iv_diverminas_ser_tao_gerais (instagram)