Dia de Campo abre Festa do Azeite em Maria da Fé

  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove, no dia 12 de abril, em Maria da Fé, no Sul de Minas, o 14º Dia de Campo de Olivicultura. O evento abre a programação da Festa do Azeite Novo 2019, que será promovida no município nos períodos de 12 a 13 e 18 a 21 de abril, com objetivo de impulsionar a cadeia produtiva e os setores de gastronomia e turismo.

A programação do Dia de Campo, que acontece de 8h às 17h, no Campo Experimental da Epamig, será dividida entre dinâmicas - que vão abordar temas relativos ao cultivo das oliveiras, preparo do solo e colheita das azeitonas - e palestras técnicas, que irão destacar assuntos como rotulagem do azeite, questões fiscais de produção e comercialização e hábitos do consumidor brasileiro.

Simultaneamente ao Dia de Campo, será realizada a 4ª Mostra Tecnológica, na qual empresas do setor farão demonstrações de maquinário e insumos relacionados à atividade. Também serão expostos produtos artesanais, feitos a partir da madeira de oliveira, do azeite ou dos resíduos da extração.

As inscrições para o 14º Dia de Campo de Olivicultura são gratuitas e poderão ser feitas no dia e local do evento, a partir de 7h30. Informações pelo e-mail: cemf.evento@epamig.br ou telefone (35) 3662-1227. A programação da Festa do Azeite Novo 2019 pode ser consultada no site festadoazeitenovo.com.br.

Olivicultura na Serra da Mantiqueira

A Epamig é pioneira em pesquisas sobre olivicultura, especialmente na seleção de variedades mais adequadas às condições brasileiras, produção de mudas de qualidade e azeite extravirgem. Os trabalhos, iniciados na década de 1970, são realizados no Campo Experimental de Maria da Fé (Sul de Minas), onde, em 2008, aconteceu a primeira extração de azeite extravirgem do Brasil.

Os azeites de oliva extravirgens produzidos na região da Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, têm se destacado pelo frescor e pela qualidade. O sabor marcante, a picância e as notas características da região fazem com que estes azeites sejam cada vez mais apreciados por chefs e consumidores.

Atualmente, a região conta com 160 olivicultores e 40 marcas próprias.