Delegacia especializada no atendimento à mulher de Muriaé tem novo endereço

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Muriaé, na Zona da Mata mineira. A unidade policial agora está localizada na Casa da Mulher (Praça João Pinheiro, s/n), na área central da cidade.

O chefe da PCMG, Joaquim Francisco Neto e Silva, agradeceu aos presentes a inauguração, enfatizando a importância das parcerias e de apoios voltados à segurança pública. “Hoje, Minas Gerais é considerado o estado mais seguro para se viver, segundo dados do Ministério da Justiça. Neste primeiro semestre estamos ocupando o pódio brasileiro e isso é fruto de uma articulação forte, uma liderança exemplar”, salientou.

Segundo ele, a Polícia Civil de Minas Gerais é a segunda maior polícia judiciária do Brasil. “Temos pelo interior do estado 65 unidades especializadas de atendimento à mulher. Em Belo Horizonte, são quatro unidades”, destacou, falando sobre as ações e iniciativas que a Polícia Civil desenvolve para o enfrentamento à violência contra a mulher, assim como sobre os canais de denúncias. “Nós, da Polícia Civil, formalizamos uma média de 124 medidas protetivas por dia, representando o aumento de 4,68% em relação ao ano de 2020. No último ano, tivemos em todo estado o registro de mais de 144 mil casos de violência doméstica e familiar e é por isso que é preciso denunciar”, ressaltou.

Já o chefe de departamento Gustavo Adélio Lara Ferreira destacou que a inauguração da Delegacia Especializada já tem uma história anterior, que é a de relevantes serviços prestados à comunidade muriaense e à região em relação à proteção da mulher vítima de violência, dos vulneráveis, idosos, entre outras vítimas.

Também o delegado regional Alessandro Amaro da Matta agradeceu as parcerias e falou sobre a finalidade da unidade policial.

“Não é apenas punir os agressores, mas também amparar as vítimas, explicando e defendendo seus direitos, além de realizar estudos para identificar o perfil dos agressores”, enfatizou.

A delegada Natalia Santos Magalhães aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da iniciativa. “É um momento de muita alegria, de felicidade e de agradecimento”, destacou.

Deam em Muriaé

As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) são unidades da Polícia Civil que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência contra a mulher, especialmente os que ocorrem em ambiente doméstico. No município, a Deam também integra a equipe da Casa da Mulher, um ponto de apoio referência no atendimento humanizado e especializado às mulheres em situação de violência doméstica na cidade.

Na PCMG, a unidade policial está estruturalmente subordinada à 4ª Delegacia Regional em Muriaé, pertencente ao 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata mineira.