Delegação da Uemg participa de evento com representantes de 70 países na Rússia

  • ícone de compartilhamento

Três docentes representam a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em evento na Rússia que debate o “Manejo Natural e Preservação do Patrimônio Natural Mundial” (em tradução livre de "Gestión Natural y Preservación del Patrimonio Mundial Natural") na Universidade de Mineração de São Petersburgo, na Rússia (Mining University/Unesco).

A abertura do fórum dedicado ao 50º aniversário da Convenção da Unesco sobre a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural ocorreu nesta sexta-feira (2/12). Representando a Uemg, participam do evento a professora Fernanda de Oliveira Bustamante (Divinópolis), atual Coordenadora-Geral do Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT), além dos docentes Gustavo Henrique Gravatim Costa (Frutal) e Douglas Siqueira Freitas (Ituiutaba).

O evento termina em 4/12 e tem o objetivo de possibilitar a troca de experiências na implementação de tecnologias que minimizem o impacto da ação do homem no meio ambiente e as emissões de gases de efeito estufa. Segundo a professora Fernanda Bustamante, que desembarcou na Rússia na quinta-feira (1/12), a participação da Uemg no evento "amplia a visibilidade da nossa universidade, do nosso estado e do país no contexto internacional e nos coloca como protagonistas dos debates sobre as questões climáticas".

Mais de mil pessoas participam da conferência, das quais cerca de 600 estão presencialmente em São Petersburgo. O principal desafio proposto aos participantes é desenvolver soluções que visem aumentar a sustentabilidade do desenvolvimento humano, ou seja, aumentar a eficiência da extração e processamento dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto negativo do complexo de recursos minerais nos ecossistemas.

A participação da Uemg se deu a partir de um convite enviado pela Mining University/Unesco e articulado pela Assessoria de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (Aici), sem custos financeiros para a universidade. De acordo com a professora Lígia Freitas de Barros, assessora da Aici, houve um trabalho intenso para viabilizar a viagem dos docentes. "A expressiva representação da Uemg no Fórum Internacional da Mining University /Unesco enaltece a qualidade de nossos pesquisadores e fortalece a ascensão internacional da Uemg, a colocando no mesmo patamar de reconhecidas universidades estrangeiras”.