“Cozinha inteligente” inaugura Escola da Mineiraria no Mercado Central

  • ícone de compartilhamento

Nesta quinta-feira (10/8) alunos do Cozinha Inteligente, projeto do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Sesc e Senac, participarão da aula inaugural da Cozinha Escola da Mineiraria no Mercado Central.

A aula, que será ministrada pelo reconhecido Chef Edson Puiati, das 8h às 12h, faz parte da programação do espaço, inaugurado há cerca de um mês, como ação do Programa Mais Gastronomia do Governo do Estado de Minas Gerais.

Os alunos do Cozinha Inteligente, que está em sua terceira edição, farão uma visita guiada pelo Mercado Central para conhecer os produtos comercializados no local. Em seguida, aprenderão a fazer uma Paella Mineira com os ingredientes do mercado sob a orientação do Chef, que é uma referência no setor.

O Projeto

O Cozinha Inteligente foi lançado pelo Servas em 2015 pensando na transformação social por meio da gastronomia. O projeto oferece cursos de auxiliar de cozinha a pessoas de baixa renda, com foco no aproveitamento integral de alimentos e gestão adequada dos resíduos produzidos na cozinha.

“Entendo a gastronomia também como forma de inclusão social e de promoção da cidadania. Por isso, idealizamos o Cozinha Inteligente para quem realmente precisa. Nossa ideia é de formarmos profissionais diferenciados no disputado mercado de trabalho”, reforça Carolina Pimentel, presidente do Servas.

O Cozinha Inteligente faz parte do Mais Gastronomia, especialmente na atuação junto às iniciativas de Gastronomia Social. O Servas, por meio da presidente, integra o grupo gestor do programa do Governo, composto por instituições do governo e do setor, como o Sistema Fecomércio, representado pelo Senac.