Coral Lírico e Sinfônica de Minas Gerais abrem Concertos Comentados

  • ícone de compartilhamento

A série “Concertos Comentados”, que vai até quinta-feira (14/3),  traz ao Grande Teatro do Palácio das Artes o clássico “Pedro e o Lobo”, uma história que mistura fantasia e música erudita. Sob regência do maestro Sérgio Gomes, o Coral Lírico e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, da Fundação Clóvis Salgado (FCS), executam a obra, composta por Sergei Prokofieff em 1936 e, na sequência, o público confere “Ave Verum Corpus”, de Mozart. A narração da história é feita pela diretora do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, Marta Guerra, e a gerente de Extensão Bete Arenque.

Com o objetivo de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos, na história “Pedro e o Lobo” as crianças são introduzidas à narrativa por meio de etapas. Primeiro, são apresentados os instrumentos que são utilizados para dar vida às personagens. Pedro, por exemplo, é representado pelas cordas; o Avô, pelo fagote; o oboé faz as vezes do pato, a clarineta representa o Gato, o Passarinho é a Flauta Transversal, e os Caçadores, a percussão. Durante a apresentação, Marta Guerra e Bete Arenque contam para a plateia a história da composição de Prokofieff, chamando a atenção para detalhes e curiosidades que norteiam o universo de “Pedro e o Lobo”.

Além da história russa, o Coral Lírico vai apresentar “Ave Verum Corpus”, composição de Wolfgang Amadeus Mozart, moteto composto para celebrar a festa de Corpus Christi.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Criada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, corpo artístico gerido pela Fundação Clóvis Salgado, é considerada uma das mais ativas orquestras do país. Em 2013, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais.

Em permanente aprimoramento da sua performance, a OSMG cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas.

Como iniciativas de destaque, podem ser citadas as séries Concertos no Parque, Sinfônica ao Meio-dia e Sinfônica em Concerto, além da Sinfônica Pop, que apresenta grandes sucessos da música popular brasileira com arranjos orquestrais. Em 2016, Silvio Viegas assumiu o cargo de regente titular da OSMG.

Coral Lírico de Minas Gerais

Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais, corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é um dos raros grupos corais que possui uma programação artística permanente e que interpreta um repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais.

O grupo se apresenta em cidades do interior de Minas e em capitais brasileiras com o intuito de contribuir para a democratização do acesso ao canto coral. As apresentações têm entrada gratuita ou preços populares.

O Coral atuou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, além da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Dentro da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, o Coral Lírico desenvolve diversos projetos que incluem as séries Concertos no Parque, Lírico Sacro, Lírico ao Meio-dia, Lírico em Concerto e Sarau no Café, além da participação nas temporadas de óperas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado.

Serviço:

Concertos Comentados
Local:
Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537  - Belo Horizonte (MG)
Período: 12 a 14/3
Horário: 9h30
Entrada gratuita